Iémen. Cinco funcionários da ONU raptados há 18 meses postos em liberdade

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou hoje que cinco funcionários seus que foram raptados no Iémen há 18 meses foram colocados em liberdade e encontram-se todos de boa saúde.

Notícia

© Leif Skoogfors/Corbis via Getty Images

Lusa
11/08/2023 21:46 ‧ 11/08/2023 por Lusa

Mundo

ONU

Numa breve declaração, o porta-voz da ONU, Farhan Haq, referiu que todas as "informações disponíveis sugerem que os cinco colegas estão de boa saúde".

Haq referia-se a Akm Sufiul Anam, Mazen Bawazir, Bakeel al-Mahdi, Mohammed al-Mulaiki e Khaled Mokhtar Sheikh, que trabalhavam todos para o Departamento de Segurança e Proteção da ONU, disse o porta-voz, que não revelou a identidade dos raptores nem adiantou as circunstâncias ou as razões para a libertação dos cinco homens.

Numa reação, publicada hoje no portal das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, António Guterres, congratulou-se com a libertação dos cinco funcionários e afirmou-se "profundamente aliviado" pelo facto de a provação e a ansiedade das famílias e amigos terem finalmente chegado ao fim. 

Guterres reiterou que o rapto é um "crime desumano e injustificável" e apelou à responsabilização dos seus autores, tendo também manifestado "solidariedade" para com outras pessoas ainda detidas contra a sua vontade no Iémen.

Em fevereiro de 2022, supostos militantes da Al-Qaida raptaram cinco trabalhadores da ONU na província de Abyan, no sul do Iémen, disseram na altura funcionários iemenitas à agência noticiosa Associated Press (AP).

Os raptos são frequentes no Iémen, uma nação empobrecida onde tribos armadas e milícias fazem reféns para exigir o pagamento de resgates.

Leia Também: ONU suspende programa de ajuda alimentar no Iémen por falta de fundos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas