Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Irão realiza manobras militares em torno de ilhas disputadas com EAU

A Marinha do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (CGRI) do Irão iniciou hoje manobras militares em torno da ilha de Abu Musa, no Golfo Pérsico, há mais de 50 anos disputada com os Emirados Árabes Unidos (EAU).

Irão realiza manobras militares em torno de ilhas disputadas com EAU
Notícias ao Minuto

15:21 - 02/08/23 por Lusa

Mundo Emirados Árabes Unidos

"O simulacro de guerra naval do CGRI do Irão começou esta quarta-feira na presença do comandante do Estado-Maior do CGRI, Hussein Salami, do comandante da Marinha do CGRI, contra-almirante Ali Reza Tangsiri, de alguns comandantes e oficiais das Forças Armadas e das autoridades locais na ilha iraniana de Abu Musa", noticiou a agência oficial iraniana, IRNA.

Segundo a mesma fonte, estas manobras militares, denominadas "Mártir Eshaq Dara", realizam-se para "mostrar a autoridade e a prontidão de defesa de combate da Marinha do CGRI para a proteção da segurança do Golfo Pérsico e das ilhas iranianas".

Durante a jornada, a Marinha iraniana levará a cabo "diversos exercícios e cenários de unidades de combate operativas, navios de guerra, mísseis, aviões não-tripulados e guerra eletromagnética que se incluem no teatro de guerra naval".

Os exercícios decorrem em torno da ilha Abu Musa, de 12,8 quilómetros quadrados, e perto de outras duas ilhas, Tonb Maior e Tonb Menor, situadas à entrada do estreito de Ormuz, consideradas estratégicas para a navegação no Golfo Pérsico e que os EAU afirmam que são suas, mas foram ocupadas pelo Irão em 1971.

Em meados do passado mês de julho, o presidente do parlamento iraniano, Mohamad Baqer Qalibaf, afirmou que o seu país não negociará com os Emirados as três ilhas disputadas no Golfo Pérsico e pediu que sejam respeitadas "as linhas vermelhas" do Irão quanto à "sua soberania e integridade territorial".

Estas declarações foram uma resposta ao comunicado conjunto divulgado após uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Rússia e dos países árabes vizinhos do Irão, incluindo os EAU, no qual estes apelavam para uma solução negociada para a disputa sobre as ilhas.

Esse diferendo soma-se a vários outros entre o Irão e os seus vizinhos árabes do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), incluindo o do campo petrolífero de Al-Dorra, cuja exploração e recursos são disputados pelo Kuwait e pela Arábia Saudita, de um lado, e pelo Irão, do outro.

Leia Também: Ucrânia. Irão e Bielorrússia acordam intensificação da cooperação militar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório