Um congressista está a ser amplamente criticado nos corredores do Congresso norte-americano, depois de relatos que, na quarta-feira à noite, terá insultado de forma ofensiva um grupo de estagiários adolescentes que estavam a descansar.
Segundo relatos divulgados pelo The Hill, avançados pelos próprios jovens, Derrick Van Ordern, um deputado conservador pelo estado do Wisconsin, estava a dar uma tour a turistas pelo Congresso norte-americano quando se deparou com um grupo de 'Senate pages' - jovens adolescentes que trabalham alguns meses no principal corpo político, ajudando congressistas com tarefas administrativas ou lidando com correspondência e materiais legislativos.
Os jovens estavam deitados na Rotunda principal do Capitólio, descansando após uma longa sessão legislativa que já passava da meia-noite.
Van Orden, um conservador com historial militar, interpretou o descanso como desrespeitoso para o local, e gritou ferozmente contra os 'pages'. "Acorda, seu pedaço de m****! O que raio estás a fazer? Vai-te embora daqui. Estão a desrespeitar o espaço, seus montes de m****", terá dito, com outros impropérios ofensivos à mistura.
O congressista disse ainda que não queria saber se os jovens eram trabalhadores ou não.
Os relatos chegaram aos ouvidos dos principais líderes políticos no Senado, com o líder do Partido Democrata, Chuck Schumer, a afirmar que "um membro da maioria decidiu que era apropriado dizer palavrões a estes jovens adolescentes na Rotunda".
"Fiquei chocado quando ouvi, e continuo chocado pela sua recusa em pedir desculpas", comentou Schumer, à saída do senado, atirando ainda que a conduta de Van Orden tinha sido "desprezível".
As críticas saíram dentro do próprio Partido Republicano, e Mitch McConnell disse estar "associado às declarações" de Schumer. "Toda a gente deste lado da bancada sente o mesmo", lamentou.
Além de não ter desmentido o incidente, o escritório do congressista redobrou as suas críticas aos jovens, num comunicado citado pela NBC News, que os 'pages' estavam a tratar no espaço "como um quarto numa fraternidade universitária".
Outros congressistas brincaram com a situação, e o 'speaker' da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, procurou fechar o assunto, garantindo aos jornalistas que iria abordar Van Orden sobre o incidente na quinta-feira.
Leia Também: "Cuidado com sacos". Após susto, McConnell 'apoia-se' em queda de Biden