Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

'Titan'. Ex-produtor dos 'Simpsons' que já fez viagem "não está otimista"

O oxigénio no submarino deverá esgotar-se na manhã de quinta-feira.

'Titan'. Ex-produtor dos 'Simpsons' que já fez viagem "não está otimista"
Notícias ao Minuto

16:43 - 21/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Titanic

À medida que responsáveis estão numa luta contra o tempo para salvar os cinco tripulantes que embarcaram numa aventura para visitar os destroços do Titanic, e desapareceram no domingo, a viagem feita no submarino 'Titan' é analisada e também recordada por quem já embarcou nela.

É o caso de Mike Reiss, que contou, esta semana, à BBC que já foi nesta viagem por três vezes. O ex-produtor da série 'The Simpsons' referiu que "não está otimista" em relação à missão de resgate de quem embarcou no 'Titan'.

"Conheço a logística [da viagem] e sei como o oceano é vasto e como ao submarino é pequeno", contou à estação televisiva. 

"Se está no fundo, não sei como é que alguém vai conseguir ter acesso, quanto mais trazê-la à superfície", continuou. Recorde-se que, de acordo David Concannon, conselheiro da OceanGate Expeditions, que supervisionou a missão, o oxigénio existente no submarino deverá esgotar-se por volta das 11h30 em Lisboa.

Reiss contou ainda que numa das três viagens que fez com a empresa, OceanGate Expeditions, "quase perderam a comunicação".

Os tripulantes tiveram que assinar um termo de responsabilidade, e quem já lá viajou garante que esta é uma hipótese presente.

Também o jornalista da CBS David Pogue fez a viagem no ano passado e confessou que hesitou em embarcar, já que alguns dos componentes do submarino pareciam "meio improvisados". Pogue disse ainda que encontrar a embarcação será um desafio para as equipas, e defende que ninguém vai conseguir sobreviver. "Não há backup, não há cápsula de escape", disse ele. "É chegar à superfície ou morrer", diz, em declarações à BBC.

O submarino 'Titan' faz viagens turísticas até aos destroços do Titanic, no Oceano Atlântico, desapareceu no domingo. A Guarda Costeira dos Estados Unidos afirmou que um avião canadiano detetou sons subaquáticos durante as operações de busca.

Leia Também: Submarino. Passageiros sentam-se no chão e a casa de banho não tem porta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório