Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 24 pessoas morreram em confrontos no Chade

Pelo menos 24 pessoas morreram em confrontos entre garimpeiros ilegais e o Exército do Chade na província de Tibesti, no norte do país, divulgaram hoje fontes militares, citadas pela agência de notícias espanhola, EFE.

Pelo menos 24 pessoas morreram em confrontos no Chade
Notícias ao Minuto

13:24 - 13/06/23 por Lusa

Mundo Chade

"Os confrontos começaram durante a operação de expulsão dos mineiros ilegais de um acampamento perto de Miski", disse o comandante das operações militares daquela localidade, Daoud Nour, à EFE, acrescentando que "o exército foi atacado por um grupo de bandidos que abriu fogo contra a sua caravana ontem [segunda-feira] às 17:00 locais", menos uma hora em Lisboa.

"Os nossos soldados não hesitaram em responder", disse o comandante, acrescentando que os confrontos se prolongaram pela madrugada de hoje, tendo morrido pelo menos 17 pessoas na segunda-feira e mais sete já hoje.

"Entre as vítimas há oito soldados e 16 atacantes e para já a zona foi libertada e os atacantes fugiram para a Líbia", que faz fronteira, a norte, com o Chade.

Desde o início dos confrontos entre as forças militares e as forças paramilitares no Sudão, o país vizinho a leste, que a população se sente mais insegura, disse o chefe do cantão de Miski: "Pedimos ao governo que reforce a segurança da zona, porque a nossa população está a sofrer por causa destes bandidos, que às vezes roubam os comerciantes quando viajam, chegando a matar os viajantes e a levar os seus pertences".

Desde a descoberta de grandes quantidades de ouro em 2015 na província de Tibeste que o território se converteu num cenário de confrontos regulares entre a população local, as forças de segurança do Chade e os garimpeiros ilegais.

Leia Também: Já são mais de 100 mil os deslocados sudaneses no Chade. ONU pede ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório