Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

TC da Moldova retoma processo de ilegalização de partido pró-russo

O Tribunal Constitucional da Moldova retomou segunda-feira o processo de ilegalização do partido de oposição pró-russo Shor, cujo líder foi condenado e encontra-se exilado em Israel.

TC da Moldova retoma processo de ilegalização de partido pró-russo
Notícias ao Minuto

06:40 - 13/06/23 por Lusa

Mundo Moldova

Este partido tentou, sem sucesso, afastar o presidente do tribunal, Nikolae Rosca, pela sua filiação ao partido no poder Ação e Solidariedade e pelos seus laços estreitos com a Presidente do país, Maia Sandu.

Rosca presidiu hoje à audiência em que Shor foi acusado de financiamento ilegal, do qual estão acusados os principais dirigentes daquela formação política ligada ao Kremlin.

Os advogados do Shor acusaram hoje o tribunal de atrasar o processo para transformá-lo num espetáculo político, já que não têm provas para criminalizar o partido de oposição.

O Tribunal Constitucional, ao qual a defesa pediu para manter parte do processo à porta fechada, vai realizar uma nova audiência esta terça-feira.

Shor acusou a polícia de impedir a chegada dos seus apoiantes ao tribunal, ao travá-los sem motivos antes de chegarem à capital, Chisinau.

Alguns destes chegaram até as imediações do edifício, onde se manifestaram contra o processo judicial.

O julgamento começou depois do governo moldavo ter aprovado, em novembro de 2022, o pedido do então ministro da Justiça, Sergiu Litvinenco, que exigia a declaração de inconstitucionalidade do partido Shor.

Esta formação liderou nos últimos meses os protestos em grande escala contra o governo, pelo aumento do custo de vida nesta ex-república soviética, liderados por uma coligação europeísta.

Segundo Litvinenco, o Shor realiza ações ilegais que "põem em risco a soberania e a independência da Moldova".

O líder do partido é Ilan Shor, que foi afastado do cargo de deputado depois de ter sido condenado em abril a 15 anos de prisão pelo roubo, em 2014, de 1.000 milhões de dólares (cerca de 930.000 milhões de euros) do sistema bancário moldavo e lavagem de dinheiro.

A pedido do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Niku Popescu, no final de maio, a União Europeia (UE) impôs sanções aos oligarcas moldavos acusados de apoiar a Rússia na desestabilização do seu país, aludindo a Shor e Vladimir Plahotniuc, algo que anteriormente também tinha sido feito pelos Estados Unidos e Reino Unido.

Na véspera da recente cimeira da Comunidade Política Europeia, o chefe da diplomacia comunitária, Josep Borrell, inaugurou na Moldova a missão civil da UE para contrariar as ameaças externas no quadro da atual intervenção militar russa na vizinha Ucrânia.

A Rússia, que se opõe à entrada da Moldova na UE e na NATO, tal da Ucrânia e da Geórgia, acusa Bruxelas de tentar influenciar a vida política do país.

Leia Também: EUA aplicam sanções a sete pessoas por desestabilização da Moldova

Recomendados para si

;
Campo obrigatório