Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Indonésia. Surfista libertado após ataque (embriagado) contra pescador

Risby-Jones deixou o homem no hospital e será deportado após pedir desculpa e pagar uma indemnização à família do pescador.

Indonésia. Surfista libertado após ataque (embriagado) contra pescador
Notícias ao Minuto

12:47 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

Um surfista australiano vai ser deportado para a Austrália, depois de ter sido detido na Indonésia por se embriagar numa zona extremamente conservadora muçulmana, despindo-se e atacando pessoas enquanto estava bêbado.

O jovem, Bodhi Mani Risby-Jones, de 23 anos, foi preso em abril na ilha de Simeulue, quando estava num resort de surf em West Aceh, uma província conservadora localizada no extremo ocidental da maior ilha do arquipélago. A polícia acusou-o de ficar num estado de histeria alcoolizada, que o levou a agredir um pescador e a deixá-lo com ferimentos graves.

As autoridades da Indonésia permitiram que Risby-Jones fosse libertado na terça-feira, depois de um processo de restauração judicial com a justiça australiana e depois de o homem ter pedido desculpa e ter pagado uma indemnização à família do pescador. Caso não o fizesse e optasse por ir a julgamento, o australiano podia enfrentar uma pena de prisão de cinco anos.

Fauzi, no departamento de imigração de Meulaboh (a capital da regência de West Aceh), explicou aos órgãos locais o processo judicial, mas não avançou com um valor para a indemnização. Órgãos de comunicação locais e australianos referiram, no entanto, que Risby-Jones pagou cerca de 15 mil euros, além dos custos hospitalares do pescador que teve de ser operado por causa de ossos partidos e de uma infeção grave numa das pernas (que surgiu depois do ataque), explicou ainda a Associated Press.

Bodhi Mani Risby-Jones deve apresentar-se esta quarta-feira no departamento de imigração para depois ser enviado para a Austrália. Até lá ainda tem de esperar que as autoridades do seu país enviem os documentos e o bilhete de avião.

A Asssociated Press acrescentou que este tipo de ataques são muito raros em Aceh, a única região do país que pratica a lei Sharia, tendo chegado a um acordo com o governo central da Indonésia em 2001 para manter o seu código judicial ortodoxo e secular, cedendo na luta pela independência.

Leia Também: Mulher morre ao cair em poço de elevador num aeroporto da Indonésia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório