O cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido Papa pelos 133 cardeais eleitores do conclave à quarta votação, na quinta-feira. No entanto, sabe-se agora que chegou a estar atrás do cardeal italiano Pietro Parolin na ronda anterior.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o agora Papa Leão XIV destituiu o secretário de Estado da Santa Sé na quarta votação, após obter o apoio dos cardeais progressistas e moderados e de alguns conservadores para ultrapassar os dois terços de votos necessários, ou seja 89.
Parolin era um dos preferidos a suceder Francisco e obteve 49 votos na terceira ronda, realizada pelas 12h00 locais (11h00 em Lisboa), ficando à frente de Prevost, que obteve 38.
No entanto, conta o Corriere della Sera, o italiano, que era também presidente do conclave, apercebeu-se que não iria conseguir conquistar o limite de 50 votos e afastou-se da corrida para permitir que o cardeal norte-americano o ultrapassasse.
De acordo com a publicação italiana, o resultado foi semelhante ao do Papa Francisco, que ultrapassou o então favorito, o também italiano Angelo Scola, na quinta ronda de votações em 2013.
Recorde-se que o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo Papa pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Cardeal Américo Aguiar recorda presença de novo Papa na JMJ