Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Macau vai lançar curso de formação de língua portuguesa

O Governo de Macau vai lançar, em breve, o Curso de Formação de Língua Portuguesa, com uma duração de quatro anos, para criar "mais cedo, uma boa base" para os estudantes que pretendam prosseguir estudos em Portugal, foi hoje anunciado.

Macau vai lançar curso de formação de língua portuguesa
Notícias ao Minuto

14:38 - 05/06/23 por Lusa

Mundo Macau

A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Elsie Ao Ieong, afirmou que o Governo apoia os alunos a prosseguirem estudos em diversas áreas de especialização em Portugal.

Até ao presente, mais de 160 alunos já receberam financiamento para continuar os estudos em Portugal. Em 2019, a DSEDJ [Direção dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude] assinou um protocolo com a Universidade do Porto e o Instituto Português no Oriente [IPOR], para "disponibilizar oportunidades para os alunos de Macau prosseguirem os seus estudos em áreas de especialização relacionadas com as principais indústrias, tais como Medicina, Economia, Inteligência Artificial e Ciência de Dados", indicou a responsável, que respondia na Assembleia Legislativa ao deputado Ngan Iek Hang sobre a necessidade de quadros bilingues em chinês e português.

Elsie Ao Ieong, que visitou Portugal em maio, um mês depois do chefe do Governo, Ho Iat Seng, lembrou terem sido concretizados diferentes protocolos de cooperação, tendo a DSEDJ assinado um protocolo com a Universidade Católica Portuguesa, para criar melhores condições para a aprendizagem da língua portuguesa, para alunos que pretendem prosseguir os estudos em Portugal.

A Universidade do Porto e o IPOR assinaram um protocolo de cooperação, no âmbito do qual, os finalistas do ensino secundário de Macau serão encaminhados para prosseguirem, diretamente, os estudos em cursos de licenciatura e cursos integrados de licenciatura e mestrado da Universidade do Porto, se a proficiência em língua portuguesa e nível académico forem adequados, referiu.

Ao mesmo tempo, as três instituições de ensino superior públicas de Macau assinaram, respetivamente, vários protocolos de cooperação com instituições de ensino superior de Portugal e do Interior da China, para desenvolverem as vantagens de Macau enquanto plataforma entre a China e os países lusófonos. Assim, a Universidade de Macau e a Universidade de Coimbra vão reforçar a cooperação académica e de investigação em Direito, Gestão de Empresas, Relações Internacionais, Inteligência Artificial e Robótica e Neurociência.

Estas duas instituições de ensino superior e a Universidade Renmin da China assinaram um memorando de cooperação para implementar investigações conjuntas em Direito e Literatura, bem como para cooperar no intercâmbio de estudantes e docentes.

A Universidade Politécnica de Macau assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Coimbra e o Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Pequim, para o desenvolvimento conjunto de tradução e publicação de livros relativos à medicina chinesa e aos cuidados de saúde, enquanto o Instituto de Formação Turística de Macau assinou um novo protocolo com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Instituto Politécnico de Leiria para alargar o âmbito da cooperação e disponibilizar mais oportunidades de intercâmbio académico e de investigação para docentes e estudantes.

O Governo coordenou também a Aliança para a formação de quadros bilingues 1ualificados nas línguas chinesa e portuguesa em diferentes áreas com cinco instituições de ensino superior de Macau que têm cursos de portugês.

A secretária defendeu que "o aprofundamento contínuo" do intercâmbio entre a China e o bloco lusófono traz "mais oportunidades de emprego e espaços de desenvolvimento para os quadros qualificados bilingues em chinês e português".

O Governo "atribui grande importância e apoia a formação de quadros qualificados bilingues em chinês e português" no território, sublinhou.

Leia Também: Gases com efeito de estufa aumentam em Macau no ano passado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório