Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

União Europeia irá duplicar ajuda financeira à Moldova

A União Europeia (UE) vai aumentar ajuda financeira à Moldova para 295 milhões de euros, quase o dobro da dotação prevista há um ano, anunciou hoje o Conselho da UE

União Europeia irá duplicar ajuda financeira à Moldova
Notícias ao Minuto

11:10 - 30/05/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Segundo um comunicado divulgado hoje pelo Conselho, no ano passado estava prevista a doação de 150 milhões de euros e esse valor aumentou agora para 295 milhões de euros.

A ajuda financeira ao país tem o objetivo de estabilizar a situação económica e apoiar reformas estruturais.

"A Moldova pode continuar a contar com a UE. Continuaremos a apoiar a Moldova, também financeiramente. Dadas as circunstâncias atuais, é conveniente duplicarmos os fundos que disponibilizamos à Moldova", afirmou a ministra das Finanças sueca, Elisabeth Svantesson, aludindo ao conflito na vizinha Ucrânia.

O Conselho destacou os efeitos negativos da invasão russa da Ucrânia, lançada em fevereiro de 2022, na economia do país vizinho e descreveu o reforço da ajuda financeira como "uma resposta adequada" nas "circunstâncias excecionais atuais".

A Moldova recebeu o estatuto de candidato à entrada no bloco europeu em junho de 2022, poucos meses após o início da invasão russa no território ucraniano.

Leia Também: Podolyak nega envolvimento em ataque a Moscovo, mas diz-se "satisfeito"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório