Meteorologia

  • 25 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 25º

Acordo sobre cereais? "Temos de esperar", diz Kremlin

Acordo que permite a exportação de cereais ucranianos por via marítima está prestes a terminar e Moscovo ameaça abandoná-lo.

Acordo sobre cereais? "Temos de esperar", diz Kremlin
Notícias ao Minuto

11:45 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, recusou-se, esta quarta-feira, a tecer comentários sobre o que a Rússia vai fazer sobre o acordo de exportações de cereais, que amanhã expira. 

"Não acho que conversas hipotéticas sejam relevantes", disse Peskov, em declarações aos jornalistas, segundo cita a TASS, depois de ser interrogado sobre possíveis ações que Moscovo pode tomar caso o acordo não seja estendido.

"Até agora, nenhuma decisão [sobre o acordo de grãos] foi anunciada. Só temos de esperar até que haja um anúncio", acrescentou.

A 'Iniciativa para a Exportação de Cereais do Mar Negro', um conjunto de dois acordos patrocinados pela ONU e pela Turquia, alcançados separadamente com Kyiv e Moscovo em julho de 2022, retomou as exportações de cereais ucranianos que tinham sido interrompidas pelo conflito, aumentando os receios de uma crise alimentar global.

Sublinhe-se que há várias semanas que decorrem intensas negociações para garantir uma prorrogação do acordo para além de 18 de maio. O pacto já foi prorrogado por duas vezes, mas, agora, Moscovo ameaça abandonar o pacto.

Moscovo sustenta que, embora as exportações de cereais ucranianos tenham sido retomadas, as de fertilizantes e produtos alimentares russos continuam a ser dificultadas por obstáculos relacionados com as sanções impostas pelos países ocidentais após o início da ofensiva russa contra a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.

A Rússia enumerou publicamente cinco requisitos para a extensão do acordo, incluindo a reativação do banco agrícola russo Rosselkhozbank ao sistema bancário internacional Swift e a remoção de barreiras à segurança dos navios e ao acesso a portos estrangeiros.

Leia Também: Acordo de cereais. O que é e o que pede agora Moscovo para o prorrogar?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório