Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Xi Jinping convida Putin para visitar a China (ainda) este ano

O convite terá sido feito no decorrer da atual visita do chefe de Estado chinês a Moscovo, que decorre desde segunda-feira.

Xi Jinping convida Putin para visitar a China (ainda) este ano
Notícias ao Minuto

09:18 - 21/03/23 por Ema Gil Pires

Mundo China/Rússia

O presidente da China, Xi Jinping, terá convidado Vladimir Putin a visitar a China ainda este ano, segundo reporta a agência noticiosa RIA. O convite terá sido feito no decorrer da atual visita do chefe de Estado chinês a Moscovo, que decorre desde segunda-feira e no contexto da qual Xi Jinping irá participar em vários momentos de reunião com o homólogo russo e com outros altos dirigentes de Moscovo.

Os líderes de ambos os países, China e Rússia, disseram que esta é uma visita que reflete um "aprofundamento da amizade" entre ambos.

A visita, com a duração de três dias, surge depois de Pequim ter já apresentado um plano de paz para a Ucrânia, composto por doze pontos. Apesar das suas fortes investidas no terreno, Putin mostrou-se disponível para discutir tal proposta.

Desde o início da guerra, que se iniciou a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.

Até agora, mais de 8 mil civis já morreram, ao passo que mais de 13 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Deportações? Rússia planeia reunião do Conselho de Segurança da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório