Um homem de 39 anos foi resgatado com vida após passar mais de uma semana desaparecido numa zona selvagem na província da Colúmbia Britânica, no Canadá. Para sobreviver, bebeu água de uma lagoa e escreveu as palavras "ajuda" e "SOS" numa rocha e na lama.
Segundo conta a BBC, Andrew Barber foi resgatado pela Real Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês), na passada sexta-feira, 8 de agosto - nove dias após ter sido dado como desaparecido, a 31 de julho.
O homem foi localizado após um helicóptero ter avistado a sua carrinha numa estrada florestal, o que ajudou a diminuir a área de buscas.
Apesar de estar "gravemente desidratado" e de ter uma lesão numa perna, Barber usou várias táticas para sobreviver, incluindo construir um abrigo e beber água da lagoa.
Numa imagem, partilhada pelo grupo de resgate Quesnel Search & Rescue, é possível ver um abrigo que o homem construiu com paus e lama ao lado de uma rocha onde escreveu "ajuda" com terra.
"Após mais de uma semana na selva, o nosso alvo foi localizado com vida durante as buscas de hoje", escreveu o grupo na rede social Facebook, na sexta-feira. "Este resultado é fruto de inúmeras horas no solo e no ar, utilizando todos os recursos e tecnologia à nossa disposição".
Segundo o sargento Brad McKinnon, da RCMP de Williams Lake, o homem encontra-se "muito bem". Após o resgate, foi transferido para uma unidade hospitalar e já teve alta.
O responsável adiantou ainda que Barber "comia tudo o que encontrava" enquanto esteve desaparecido. "Ele literalmente bebia água suja da lagoa para se manter hidratado. O corpo humano pode ficar muito tempo sem comida, mas com a água é diferente", afirmou.
Já Bob Zimmerman, presidente da Quesnel Search and Rescue, disse à CBC News que não tinha a certeza se o homem "teria sobrevivido mais 24 horas" se não tivesse sido resgatado.
Leia Também: Urso foge de casa no Canadá após ser perseguido por cão com 2 kg. Veja