Tentativa de roubo de 30 milhões em aeroporto chileno causa dois mortos

Cerca de 10 assaltantes fortemente armados conseguiram contornar as medidas de segurança e chegar à pista do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, onde se encontrava um avião da companhia aérea Latam com mais de 32 milhões de dólares.

Notícia

© NORBERTO DUARTE/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
08/03/2023 23:57 ‧ 08/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Chile

Um tiroteio no aeroporto da capital chilena, Santiago, tirou a vida a um elemento das forças de segurança e a um alegado assaltante esta quarta-feira, no contexto daquilo que as autoridades disseram ser uma tentativa de roubo de mais de 32 milhões de dólares (mais de 30 milhões de euros ao câmbio atual) em dinheiro, que seguiam a bordo de um avião proveniente da cidade norte-americana de Miami.

Segundo reporta a Associated Press, que cita o subsecretário do Interior do país, Manuel Monsalve, cerca de 10 assaltantes fortemente armados conseguiram contornar as medidas de segurança e chegar à pista do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, onde se encontrava um avião da companhia aérea Latam.

A bordo do avião estavam 32,5 milhões de dólares em dinheiro, que eram, no momento do incidente, transferidos para um camião blindado.

Seguiu-se, portanto, um tiroteio entre os presumíveis assaltantes e os agentes responsáveis pela segurança do aeroporto, que tirou a vida a um funcionário da Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC), bem como a um presumível atacante.

Os outros assaltantes conseguiram fugir, tendo depois sido encontrados, nas proximidades do aeroporto, dois veículos incendiados, que se suspeita que estejam relacionados com o crime.

"A ação corajosa dos funcionários da DGAC frustrou o assalto", explicou ainda Arturuo Monsalve, observando que os presumíveis assaltantes eram "altamente organizados" e estavam "altamente armados".

O responsável máximo da DGAC, Raúl Jorquera, garantiu que, durante a ocorrência, não houve nenhum tipo de risco para os passageiros.

Os 32,5 milhões de dólares que os assaltantes desejavam roubar seriam, segundo os planos iniciais, transferidos para um camião blindado para, depois, serem distribuídos por vários bancos do país sul-americano.

O presidente chileno, Gabriel Boric, lamentou o sucedido durante um discurso proferido esta quarta-feira, onde destacou que "quando há insegurança, tudo o resto vacila".

Leia Também: Imagens mostram condutor a chocar contra portagens a 200 km/h no Chile

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas