Líder da OMS visita áreas rebeldes da Síria após sismos

Tedros Adhanom Ghebreyesus visitou, pela primeira vez, o nordeste da Síria, controlado por forças rebeldes, e apelou à comunidade internacional para ajudar na recuperação dos sismos que marcaram o país no início de fevereiro.

Notícia

© REUTERS/Khalil Ashawi

Notícias ao Minuto
01/03/2023 17:18 ‧ 01/03/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Síria

O líder da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, visitou, pela primeira vez, as áreas da Síria controladas por forças rebeldes, nesta quarta-feira.

Ghebreyesus fez um apelo ao apoio internacional à Síria após os sismos que abalaram o país no início de fevereiro, e que fizeram cerca de seis mil mortos no país.

"O povo do nordeste da Síria precisa da ajuda da comunidade internacional para recuperar-se e reconstruir", disse Ghebreyesus aos jornalistas, após entrar no país vindo da Turquia.

"Peço à comunidade internacional, governos, filantropos, indivíduos, que cavem fundo", acrescentou o mais alto funcionário das Nações Unidas a visitar esta região desde o início da guerra civil, há quase 12 anos.

"Acabo de visitar o noroeste da Síria. A profundidade do sofrimento é difícil de transmitir. Sentei-me com pais que me contaram sobre a perda dos seus filhos e me mostraram as suas preciosas fotos. Raramente estive tão de coração partido", disse o líder da OMS, numa publicação no Twitter.

A ONU lançou um apelo de 397 milhões de dólares (cerca de 372 milhões de euros) para ajudar as vítimas dos sismos na Síria, mas Ghebreyesus alertou não estar a receber "tanto quanto necessário para esta emergência".

Um sismo atingiu a Turquia e a Síria a 6 de fevereiro, seguido de várias réplicas, resultando em mais de 50 mil mortos nos dois países.

Leia Também: Número de mortos sobe para mais de 50.000 na Síria e Turquia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas