Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Ucrânia já enviou equipa para ajudar na Turquia. As imagens da partida

Por outro lado, a Ucrânia não anunciou nenhuma medida de ajuda à Síria, sendo o governo de Damasco um aliado próximo da Rússia, que ali tem bases militares.

Notícias ao Minuto

12:07 - 08/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

A equipa prometida pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para ajudar a encontrar sobreviventes do sismo que abalou a Turquia partiu, na terça-feira, rumo ao país. No total, 87 ucranianos seguiram no "grupo de equipas de resgate e equipamentos para a Turquia para ajudar a superar as consequências" do terramoto, tal como anunciado. 

No Telegram, recorde-se, o chefe de Estado adiantou que "os especialistas ucranianos têm experiência relevante na superação das consequências de desastres naturais".

De recordar que a Turquia, em particular, desempenhou um papel fundamental na troca de prisioneiros em setembro entre a Rússia e a Ucrânia e na conclusão, em julho, sob a égide da ONU, de um acordo que permite a exportação de cereais ucranianos via Mar Negro e Bósforo.

A Ucrânia, por outro lado, não anunciou nenhuma medida de ajuda à Síria, sendo o governo de Damasco um aliado próximo da Rússia, que ali tem bases militares.

Recorde-se que os Bombeiros Sapadores de Lisboa informaram, esta terça-feira, que 15 dos seus elementos farão parte Força Operacional Conjunta (FOCON) que partirá hoje para a Turquia.

Veja as imagens da partida do grupo ucraniano para a Turquia.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 11.000 mortes; Missão portuguesa segue para a Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório