Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Adolescente palestiniano morto em operação israelita na Cisjordânia

O Ministério da Saúde palestiniano anunciou hoje que tropas de Israel mataram um adolescente palestiniano, numa operação do exército israelita na Cisjordânia ocupada.

Adolescente palestiniano morto em operação israelita na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

07:42 - 07/02/23 por Lusa

Mundo Palestina

Hamza al-Ashqar, de 17 anos, morreu com um tiro na cabeça, de acordo com o ministério, que mas não forneceu detalhes adicionais sobre o incidente.

Até agora, não houve qualquer confirmação sobre esta morte por parte dos militares israelitas.

O incidente aconteceu um dia depois de tropas israelitas terem matado cinco palestinianos armados durante uma operação num campo de refugiados, também na Cisjordânia ocupada.

A tensão está elevada há meses, uma vez que Israel tem vindo a realizar incursões noturnas para proceder a detenções na Cisjordânia, motivadas por uma série de ataques palestinianos contra israelitas na primavera passada.

Durante a madrugada, agentes das Forças Armadas de Israel invadiram uma cidade a leste de Nablus, realizando incursões em várias casas, algo que gerou confrontos, segundo a agência noticiosa palestiniana Al Quds, que indicou que três pessoas foram detidas.

A Autoridade Palestiniana declarou que cessaria a coordenação de segurança com Israel depois de 10 palestinianos terem sido mortos numa operação no mês passado.

Quase 150 palestinianos foram mortos em 2022 na Cisjordânia ocupada e no leste de Jerusalém, tornando-se o ano mais mortal nessas áreas desde 2004, segundo dados do grupo de direitos humanos israelita B'Tselem.

Desde o início deste ano, 42 palestinianos, incluindo nove menores, foram mortos nesses territórios, segundo dados das autoridades da Palestina. Ataques palestinianos mataram cerca de 30 israelitas em 2022.

A onda de violência entre Israel e palestinianos ocorre num momento de tensões em torno do novo Governo de Israel, considerado o mais à direita da história do país.

O ministro da Segurança Nacional de Israel, o ultranacionalista Itamar Ben-Gvir, prometeu continuar as suas visitas aos locais sagrados de Jerusalém, apesar dos apelos da Jordânia para que Israel mantenha o frágil equilíbrio nesta zona.

Leia Também: Israel e Palestina. EUA querem "medidas urgentes" para restaurar a calma

Recomendados para si

;
Campo obrigatório