Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Gibraltar acusa Espanha de "violação da soberania" do Reino Unido

O Governo do enclave britânico de Gibraltar acusou hoje Espanha de "violação da soberania" do Reino Unido, após tiros disparados na quinta-feira por funcionários da alfândega espanhola enquanto perseguiam contrabandistas.

Gibraltar acusa Espanha de "violação da soberania" do Reino Unido
Notícias ao Minuto

19:22 - 03/02/23 por Lusa

Mundo Gibraltar

"Os factos relativos a este incidente revelam uma violação flagrante da soberania britânica e, eventualmente, o incidente mais grave e mais perigoso em anos", afirmou o chefe do Governo de Gibraltar, Fabian Picardo, citado num comunicado por ele assinado.

O incidente em causa ocorreu na madrugada de quinta-feira, quando dois funcionários da alfândega espanhola entraram numa praia de Gibraltar em perseguição de contrabandistas, que então lhes atiraram grandes pedras para tentarem escapar, obrigando-os a fazer uso das suas armas, segundo uma fonte da administração fiscal espanhola que solicitou o anonimato.

A mesma fonte sublinhou que os dois agentes da alfândega espanhola sofreram ferimentos, sem contudo precisar a respetiva gravidade.

"Se vier a ser confirmado que funcionários espanhóis utilizaram as suas armas em Gibraltar, tal ação constituirá uma infração muito grave à lei", lê-se no comunicado do governante do "Rochedo", termo também utilizado para designar este pequeno território.

"Os Governos de Gibraltar e do Reino Unido consideram que os acontecimentos de ontem (quinta-feira) exigirão uma análise ponderada quanto à natureza e ao nível da resposta diplomática" do Reino Unido, acrescentou ainda.

Espanha cedeu Gibraltar à coroa britânica em 1713, no âmbito do Tratado de Utreque, mas nunca, desde então, deixou de reivindicar a sua soberania, o que origina atritos regulares na fronteira e tensão diplomática entre Madrid e Londres.

O ponto mais alto da tensão entre os dois países ocorreu em 1969, quando o regime do ditador espanhol Francisco Franco encerrou a fronteira entre aquele território britânico e Espanha, tendo esta só voltado a ser totalmente reaberta em 1985.

Leia Também: Comunidades espanholas em alerta para chuva, vento e ondas de 6 metros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório