Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Comunidades espanholas em alerta para chuva, vento e ondas de 6 metros

A zona da Andaluzia está sob alerta para chuvas de até 100 litros por metro quadrado em doze horas na zona do estreito de Gibraltar e para chuva intensa em Huelva e Málaga.

Comunidades espanholas em alerta para chuva, vento e ondas de 6 metros
Notícias ao Minuto

10:49 - 14/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Cinco comunidades, especialmente no litoral galego, sudoeste e mediterrânico, estão em alerta laranja, esta quarta-feira, devido à chuva, vento e temporal marítimo, com precipitações que deverão acumular até 100 litros por metro quadrado em doze horas na Andaluzia e ondas de seis metros na Galiza.

Com alerta amarelo, risco ligeiramente inferior ao laranja, também devido à chuva, vento e fenómenos costeiros estão o arquipélago das Baleares, a Estremadura, Múrcia e a cidade autónoma de Ceuta, segundo as previsões da agência meteorológica estatal (Aemet), citadas pelo El Mundo.

Além disso, haverá rajadas de vento com intensidade de até 80 quilómetros por hora em Cádiz, que podem ser acompanhadas de fenómenos convectivos. Os ventos serão fortes também em Huelva, onde tempestades marítimas com ondas de 3 a 4 metros também vão ser registadas.

Nas Ilhas Baleares podem registar-se rajadas até 70 quilómetros por hora nas ilhas de Maiorca e Menorca, bem como fenómenos costeiros com ondas entre os 3 e os 4 metros em Ibiza e Formentera.

A zona da Estremadura tem prevista a acumulação de chuva até 40 litros por metro quadrado em 12 horas. E a costa murciana também está em alerta para fenómenos costeiros e ondas até 3 metros, juntamente com a cidade autónoma de Ceuta, que espera acumulação de chuvas até 15 litros por metro quadrado numa hora.

Leia Também: Mau tempo. Mais de 2.200 m3/s de água entram em Alqueva vindos de Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório