Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Homem ataca passageiros no metro e mata uma pessoa em Washington D.C.

As autoridades afirmaram que o comportamento do atirador foi desconcertante, notando que este parecera confrontar os utentes aleatoriamente, antes de disparar sobre eles. Há ainda dois feridos a registar.

Homem ataca passageiros no metro e mata uma pessoa em Washington D.C.
Notícias ao Minuto

15:37 - 02/02/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Tiroteios EUA

Um homem disparou sobre uma multidão no metropolitano de Washington D.C. na quarta-feira, matando uma pessoa e ferindo outras duas antes de ser desarmado por outros passageiros.

A vítima mortal é um trabalhador do metro, identificado como Robert Cunningham. As outras duas pessoas foram atingidas nas pernas e estão a recuperar numa unidade hospitalar, na capital dos Estados Unidos.

O atirador foi detido e a sua identidade não foi divulgada.

Segundo contou à Associated Press o assistente executivo do departamento policial da capital, Ashan Benedict, o incidente ocorreu de manhã, depois das 9h00, quando o homem começou a usar a arma para confrontar passageiros num autocarro. Quando o veículo parou, perseguiu um dos passageiros e deu-lhe um tiro na perna.

De seguida, o homem desceu para o túnel da estação de metro de Potomac Avenue - que fica a pouco mais de um quilómetro do Capitólio -, confrontando um utente que estava a comprar um passe para o transporte e ferindo-o, novamente, numa das pernas.

O atirador foi para a plataforma dos comboios e confrontou outra pessoa, desta vez uma mulher. A certa altura, Robert Cunningham, de 64 anos, tentou intervir para ajudar a mulher e foi alvejado, acabando por morrer.

O presidente da empresa que gere o metropolitano de Washington D.C. elogiou a atitude do trabalhar, que "agiu com extrema coragem para ajudar uma utente que estava a ser ameaçada pelo atirador".

Ashan Benedict descreveu à Associated Press que o comportamento do homem detido foi muito desconcertante. "Ele andava a passear com a arma de fogo e a interagir aleatoriamente com pessoas. Estava claramente agitado com algo", afirmou.

Este tentou ainda entrar numa carruagem, tendo sido confrontado e desarmado por passageiros no interior. O atirador acabou por sair e foi detido pela polícia, que conseguiu recuperar a arma que tinha caído nos carris.

Benedict salientou as "ações heroicas dos cidadãos e da comunidade em desarmar o atirador", mas admitiu que "o facto de os cidadãos terem de intervir contra um homem armado é preocupante".

O autarca da cidade, Muriel Bowser, do Partido Democrata, realçou que o tiroteio levanta novamente a necessidade de os Estados Unidos terem de legislar com mais vigor o acesso ao porte de armas de fogo.

Leia Também: Tiroteio na Flórida faz pelo menos dez feridos, 2 deles em estado crítico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório