Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Haia analisa alegados "crimes de guerra" britânicos no Iraque

O Tribunal Penal Internacional de Haia vai analisar eventuais “crimes de guerra” que terão sido cometidos por tropas britânicas no Iraque, avança o The Guardian.

Haia analisa alegados "crimes de guerra" britânicos no Iraque
Notícias ao Minuto

19:02 - 13/05/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Grã-Bretanha

São cerca de 60 mortes e 170 casos de maus tratos sob custódia, alegadamente envolvendo tropas britânicas, que poderão estar sob investigação preliminar no Tribunal de Haia.

As autoridades britânicas mostram-se confiantes de que o Tribunal Penal Internacional não deverá avançar para a fase seguinte e anunciar, publicamente, uma investigação formal. Mas, segundo o jornal britânico, essa confiança deve-se ao facto de Inglaterra ter capacidades para levar ela a cabo a investigação.

Apesar de tudo, é o prestígio das Forças Armadas britânicas que pode estar em causa.

A Grã-Bretanha torna-se assim o primeiro país ocidental sob investigação, juntando-se a um contingente onde figuram países como o Afeganistão e a República Centro Africana.

Apesar de tudo, as autoridades britânicas rejeitam que esta situação possa ser considerada sistemática: “as tropas britânicas encontram-se entre as melhores do mundo e esperamos que operem nos mais altos padrões de exigência”, comentou o procurador-geral Dominic Grieve ao The Guardian.

Os casos em análise referem-se ao período entre 2003 e 2008. Recorde-se que, o Iraque já tinha sido palco de violentas torturas, tornadas públicas, na prisão de Abu Ghraib, que na altura levaram à condenação de soldados americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório