Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

UA felicita Nyusi pelos "esforços" na reconstrução de Cabo Delgado

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) felicitou hoje o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, pelos "esforços" na reconstrução de Cabo Delgado, província aterrorizada por ataques armados há cinco anos.

UA felicita Nyusi pelos "esforços" na reconstrução de Cabo Delgado
Notícias ao Minuto

20:16 - 23/12/22 por Lusa

Mundo Cabo Delgado

O chefe de Estado "recebeu felicitações do Conselho de Paz e Segurança da União Africana pelos esforços visando a facilitação da assistência humanitária e a reconstrução e desenvolvimento da região norte da província de Cabo Delgado, afetada por focos de terrorismo", refere-se num comunicado da Presidência de Moçambique.

O conselho de segurança da UA apreciou e assinalou ainda o empenho de Moçambique, das forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda no "combate às ameaças terroristas" e "estabilização da situação de segurança na região" de Cabo Delgado.

O organismo da União Africana condenou ainda os "ataques terroristas e a tentativa de expansão de suas atividades para províncias vizinhas da região norte de Moçambique", considerando que a situação está a afetar "a vida e os meios de subsistência de civis".

A União Africana manifestou ainda "gratidão" à União Europeia (UE) pelo "apoio financeiro de mais de 14 milhões de euros para a construção da paz em Moçambique".

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da SADC, libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Leia Também: Consolidação de "segurança" é prioridade face a "focos" de instabilidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório