Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lula deseja êxito à nova Presidente peruana para reconciliar o país

O presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, desejou êxito a Dina Boluarte, empossada esta quarta-feira como a nova chefe de Estado do Peru, depois da destituição de Pedro Castillo pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado.

Lula deseja êxito à nova Presidente peruana para reconciliar o país
Notícias ao Minuto

23:19 - 07/12/22 por Lusa

Mundo Peru

"Espero que a Presidenta Dina Boluarte tenha êxito em sua tarefa de reconciliar o país e conduzi-lo no caminho do desenvolvimento e da paz social. Espero que todas as forças políticas peruanas trabalhem juntas, dentro de uma convivência democrática construtiva, a única forma capaz de trazer paz e prosperidade ao querido e fraterno povo peruano", escreveu numa nota Lula da Silva.

"O que o Peru e a América do Sul precisam neste momento é de diálogo, tolerância e convivência democrática, para resolver os verdadeiros problemas que todos enfrentamos", frisou, lamentando, mas compreendendo, o destino de Pedro Castillo.

Horas antes, o Governo brasileiro já havia demonstrado preocupação com a crise política no Peru, condenou a "violação à vigência da democracia e do Estado de Direito" do presidente do Peru, Pedro Castillo e desejou também "êxito à presidente Dina Boluarte na sua missão como chefe do Estado peruana".

Dina Boluarte, anterior vice-presidente peruana, foi esta quarta-feira empossada como a nova chefe de Estado do Peru, depois de Pedro Castillo ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a dissolução deste órgão.

"Assumo [o poder] de acordo com a Constituição do Peru, deste momento até 26 de julho de 2026", salientou Boluarte, a primeira mulher a liderar o Peru, perante o parlamento.

Esta advogada de esquerda, de 60 anos, assegurou, no discurso depois da tomada de posse, que entre os seus compromissos estará "a defesa" da soberania nacional.

Boluarte garantiu ainda que vai "cumprir e fazer cumprir" a Constituição e as leis do seu país.

Leia Também: Brasil denuncia violações do Estado de Direito do presidente do Peru

Recomendados para si

;
Campo obrigatório