Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Homem morreu durante festejos da derrota do Irão. ONG acusa autoridades

De acordo com a organização Direitos Humanos do Irão, Mehran Samak morreu após buzinar durante manifestação na rua.

Homem morreu durante festejos da derrota do Irão. ONG acusa autoridades
Notícias ao Minuto

20:37 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Irão

As autoridades iranianas terão matado, na terça-feira, um homem que festejava a derrota do país no Campeonato do Mundo de Futebol, em Bandar Anzali.

De acordo com a organização não-governamental (ONG) Direitos Humanos do Irão trata-se de Mehran Samak, um homem de 27 anos, que, como muitos outras cidadãos em várias cidades iranianas, saíram à rua para festejar a derrota da equipa frente aos Estados Unidos - e que levou à exclusão do Mundial'2022.

Segundo a ONG, citada pela BBC, as autoridades terão disparado à cabeça de Samak depois de ele ter buzinado em jeito de festejos.

Já no funeral de Samak, esta quarta-feira, e de acordo com as imagens obtidas pela BBC, muitas pessoas que se encontraram presente entoaram "Tu és a sujidade, a imoralidade e eu sou uma mulhr livre", um slogan que, de acordo com a publicação, é frequentemente usado durante os protestos, eclodiram após Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos, ter morrido enquanto estava sob escola policial.

As autoridades iranianas negam, no entanto, que tenham matado alguém que estivesse a protestar pacificamente.

Apesar das alegações das autoridades, alguns vídeos sugerem que as situações  não tenham sido tão pacíficas assim, com a polícia a disparar na cidade de Bahbahan durante a noite e havendo relatos da agressão a uma mulher em Qazvin, a sul da cidade de Samak.

Recorde-se que no primeiro jogo do Mundial'2022, o Irão não cantou o hino nacional, o que foi por alguns adeptos aplaudido e por outros mal visto, tendo os jogadores sido vaiados. De acordo com uma investigação levada a cabo pela CNN, as famílias dos jogadores foram ameaçadas de prisão e tortura caso os atletas não se "comportassem antes da partida".

Leia Também: Quatro condenados à morte no Irão por colaboração com serviços israelitas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório