Quatro condenados à morte no Irão por colaboração com serviços israelitas

Um tribunal iraniano condenou hoje quatro pessoas à morte por alegadamente colaborarem com os serviços de informações de Israel, um dos principais inimigos do Irão.

irão, bandeira iraniana

© Reuters

Lusa
30/11/2022 13:39 ‧ 30/11/2022 por Lusa

Mundo

Irão

Os quatro condenados enfrentam execução por enforcamento por fazerem parte de uma "rede ligada aos serviços de inteligência do regime sionista", que foram pagos pelo seu trabalho em "moedas digitais", informou a agência de notícias do poder judicial do Irão, a Mizan.

Esta rede tentou realizar raptos, destruição de propriedade pública e privada e "falsas confissões", informaram as autoridades.

Além das quatro pessoas condenadas a pena de morte, outros três acusados de fazerem parte da rede foram condenados a entre cinco e 10 anos de prisão por "crimes contra a segurança nacional".

Embora nenhum dos países reconheça publicamente as suas ações, o Irão e Israel travam uma guerra que inclui ciberataques, alegados assassínios de cientistas nucleares iranianos e sabotagem de navios.

O Estado judaico considera a República Islâmica como o seu principal inimigo, e também tem atacado durante anos posições militares iranianas ou milícias aliadas na Síria para repelir a sua presença na região.

Leia Também: EUA anunciam venda de armas ao Qatar durante o intervalo do jogo EUA-Irão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas