Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Polícia espanhol condenado por balear mortalmente recluso em fuga

O Ministério Público espanhol tinha pedido a absolvição do agente, mas Tribunal de Cáceres decidiu pela condenação.

Polícia espanhol condenado por balear mortalmente recluso em fuga
Notícias ao Minuto

09:06 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um agente do Corpo Nacional de Polícia de Espanha foi condenado pelo Tribunal Provincial de Cáceres pelo crime de homicídio culposo por imprudência menos grave, depois de em 2018 ter disparado mortalmente contra um recluso em fuga.

De acordo com o jornal La Vanguardia, o polícia foi condenado a seis meses de multa, que se reflete multa diária de 15 euros, não poderá ter armas durante seis meses, e terá ainda de indemnizar os pais da vítima em 44 mil euros e o irmão em 20 mil.

Contudo, a condenação não foi unânime. O presidente daquele tribunal discordou de alguns fundamentos legais, considerado que o polícia deveria ser absolvido.

Os factos ocorreram em março de 2018 quando um recluso, que ia ser transferido da prisão onde cumpria pena para uma audiência em tribunal, se colocou em fuga.

O preso não estava algemado, uma vez que estava a usar muletas devido a uma dor que dificultava a sua locomoção. No entanto, pouco antes de entrar no tribunal, começou a correr e colocou-se em fuga.

Foi rapidamente desencadeada uma operação policial. Ao ser localizado e em circunstâncias pouco claras, o recluso foi baleado no peito pelo agente, acabando por morrer poucas horas depois.

O polícia, o único arguido no caso, declarou-se inocente, alegando que não se podia provar conclusivamente que a bala que matou o recluso tinha sido disparada pela sua arma. O Ministério Público espanhol concordou com a defesa do agente e tinha pedido a sua absolvição.

Leia Também: Homem detido em Espanha após agredir mulher e deixá-la desidratada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório