Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Iraque. Sudani empossado primeiro-ministro e comandante das FA

Mohamed Shia al Sudani tomou hoje posse como primeiro-ministro e comandante das Forças Armadas do Iraque, numa cerimónia em que o seu antecessor, Mustafa al Kazemi, transferiu os poderes exercidos durante um ano no cargo.

Iraque. Sudani empossado primeiro-ministro e comandante das FA
Notícias ao Minuto

23:16 - 28/10/22 por Lusa

Mundo Iraque

O gabinete de Sudani disse em comunicado que a sessão solene decorreu no Palácio do Governo de Bagdade, localizado na Zona Verde, que alberga a maioria dos edifícios governamentais e sedes de embaixadas internacionais.

"Este Governo está preparado para trabalhar dia e noite, independentemente de feriados, dias nacionais e outros, porque dedicamos o nosso tempo e esforço a esta tarefa", adiantou o novo primeiro-ministro, citado no comunicado, acrescentando que o Executivo já começou a trabalhar.

Uma fonte do Governo indicou à agência de notícias EFE, sob condição de anonimato, que os novos ministros do Interior, Abdulamir al Shamari, e das Finanças, Taif Sami, também tomaram posse.

A mesma fonte acrescentou que os restantes ministros vão assumir as suas funções nas próximas 48 horas, enquanto o Governo deverá realizar a sua primeira reunião do Conselho de Ministros no domingo.

Na quinta-feira, o parlamento iraquiano deu luz verde ao Governo de Sudani e aprovou 21 ministros que apresentou, sendo que a votação das restantes duas pastas, as do Ambiente e da Habitação, foi adiada.

Com a formação do novo Governo, o Iraque encerra um ano de paralisia política e institucional que se iniciou após as eleições legislativas de 2021, que têm sido marcadas por fortes discordâncias entre as principais forças que levaram o país à beira de uma guerra civil.

Leia Também: Parlamento iraquiano dá voto de confiança a novo governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório