Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Parlamento iraquiano dá voto de confiança a novo governo

O novo governo do primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Chia al-Soudani, obteve hoje um voto de confiança do Parlamento do Iraque, numa votação que realizou antes da equipa governamental tomar posse.

Parlamento iraquiano dá voto de confiança a novo governo
Notícias ao Minuto

23:45 - 27/10/22 por Lusa

Mundo Iraque

"O governo do primeiro-ministro, Mohamed Chia al-Soudani, obteve um voto de confiança da Assembleia Nacional", disse o gabinete do governante em comunicado, logo após os deputados terem votado de braço erguido, sem que a comunicação social estivesse presente por não ter sido convocada.

Os deputados deram a sua confiança ao programa de governo que al-Soudani apresentou, bem como aos 21 ministros que o formam, embora o comunicado não tenha dado qualquer detalhe sobre como decorreu a votação dos 253 deputados presentes, de entre 329 que têm assento no Parlamento.

Durante o discurso, al-Soudani afirmou ainda que "a equipa ministerial irá assumir o cargo num momento crítico em que o mundo testemunha enormes mudanças e conflitos".

Mohamed Chia al-Soudani, um xiita de 52 anos, sucede no cargo a Moustafa al-Kazimi. Foi encarregado pelo novo presidente, o curdo Abdel Latif Rachid, de formar em governo em 13 de outubro, isto é, um ano após as eleições legislativas antecipadas de outubro de 2021.

O primeiro-ministro Mohamed Chia al-Soudani é apoiado pelas fações pró iranianas do Quadro de Coordenação que dominam a Assembleia Nacional do país.

Leia Também: Iraque abre investigação sobre desvio de 2,5 mil milhões de fundos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório