Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Associação exige investigação a atuação de grupo em evento do Vox

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH) espanhola pediu ao Ministério Público que investigue a atuação do grupo que interpretou uma música na festa deste fim de semana do partido de extrema-direita Vox com mensagens extremistas.

Associação exige investigação a atuação de grupo em evento do Vox
Notícias ao Minuto

18:24 - 09/10/22 por Lusa

Mundo Espanha

O anúncio foi divulgado na rede social Twitter, que hoje viralizou a atuação de Los Meconios e Infovlogger no sábado, no primeiro dia da festa presidida pelo líder do partido, Santiago Abascal.

Na música, cujo refrão repete quatro vezes a frase "vamos voltar ao 36" - uma alusão ao desencadear da Guerra Civil espanhola, em 1936 -, é possível ouvir frases como "se você é gay quer ir ver o orgulho LGTB, deves mostrar o cartão homossexual na Cogam", associação LGBTI+ de Madrid, ou "as feministas protestam contra uma violação coletiva, há mais 10 para investigar, não me importo que sejam do Senegal".

"A esquerda que governa já é designada frente popular, rodeada de idiotas revolucionários de sofá", "com PSOE, Podemos, ERC, Bildu, Puigdemont e Rufián, o que poderia dar errado" e "nós somos a resistência, somos fascistas, os Podemitas [referência ao partido de extrema-esquerda Podemos] são a democracia, se você vota no PP você é um franquista e se você gosta de Bildu, você é um pacifista", são algumas das outras frases da música.

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica solicitou ao Ministério Público que investigue os factos para apurar se constituem crime de ódio e pretende que o secretário de Estado da Memória Democrática se assuma como denunciante.

Leia Também: Trump felicita extrema-direita espanhola pelo "extraordinário trabalho"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório