Trump, cuja mensagem durou menos 40 segundos e foi gravada a bordo de um avião, foi um dos dirigentes políticos que enviaram mensagens transmitidas num evento organizado pelo Vox, o maior partido da extrema-direita espanhola.
"Temos que garantir que protegemos as nossas fronteiras e fazemos muitas coisas conservadoras muito boas", disse Trump, que terminou a dizer que "a Espanha é um grande país e queremos que continue a ser um grande país. Portanto, parabéns ao Vox por tantas ótimas mensagens que envia para o povo da Espanha e para todo o mundo".
Além de Trump, o comício de Abascal contou com outras mensagens gravadas de aliados internacionais, como Giorgia Meloni, do partido Irmãos de Itália, que está a formar governo no seu país, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, que foram transmitidas no encerramento do Viva22.
🇺🇲🇪🇸 | Donald Trump reconoce el labor de VOX en España y felicita a Santiago Abascal: "España es un gran país. Tenemos que asegurarnos de defender nuestras fronteras y una agenda conservadora".pic.twitter.com/uLHfQHzcD8
— La Derecha Diario (@laderechadiario) October 9, 2022
Na sua mensagem, Giorgia Meloni, pediu uma "Europa de patriotas", apontando em particular o exemplo do governo polaco.
Meloni defendeu "uma Europa mais corajosa (...) para responder às grandes crises internacionais e um pouco mais humilde quando se trata de lidar com aspectos da vida quotidiana que poderiam ser resolvidos muito melhor ao nível nacional sem adicionar burocracia à burocracia".
"Viva a Europa dos patriotas", disse Giorgia Meloni, que iniciou negociações com seus parceiros de coligação, a Liga antiimigração de Matteo Salvini e o partido conservador Força Itália de Silvio Berlusconi, para um governo que deve ser formado até final do mês.
Abbiamo iniziato questo viaggio insieme e resistito fino ad oggi alle menzogne e ai tentativi di dividerci lungo la strada. Andiamo avanti con umiltà e verità.
— Giorgia Meloni 🇮🇹 ن (@GiorgiaMeloni) October 9, 2022
Viva l’Italia, viva la Spagna, viva l’Europa dei Patrioti.
Il mio messaggio agli amici di @vox_es a #VIVA22 pic.twitter.com/wD33x9wdgZ
Foram ainda transmitidas mensagens gravadas do candidato do Partido Republicano no Chile nas últimas eleições presidenciais, José Antonio Kast, do expresidente colombiano Álvaro Uribe, do senador republicano norte-amedricano Ted Cruz e de Carolina Ribera Áñez, que leu um texto da sua mãe, a ex-Presidente boliviana Jeannine Áñez, atualmente detida no seu país.
O Presidente da Polónia, Mateusz Morawiecki, esteve presente no evento.
Na intervenção que fez no encerramento, Abascal dirigiu-se a outras forças políticas espanholas e, sem mencionar o Partido Popular (PP, conservador), desafiou: "Esperamo-los de braços abertos e receberemos com entusiasmo no dia em que quiserem defender esta Espanha".
"Gostariamos de não estar sozinhos nesta luta. Mas agora é assim. O Vox está cada vez mais acompanhado, mas está sozinho até que outros se queiram juntar a esta força", proclamou no evento lotado e que a organização estima ter juntado cerca de 10.000 pessoas.
O Vox concitou a atenção nacional no cenário político espanhol em 2019, quando se tornou a terceira maior força no Parlamento da Espanha após uma eleição que levou a uma coaligação nacional de esquerda que ainda detém o poder.
O programa do Vox vai desde a 'tolerância zero' ao separatismo catalão até ao desdém pela igualdade de género, passando por tomadas de posição contra a imigração não autorizada proveniente do continente africano e abraçando quer a "Reconquista" da Espanha medieval do Islão quer o legado da ditadura do general Francisco Franco no século XX.
Leia Também: Trump? "Guerra da Ucrânia não teria acontecido com ele no poder"