Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gâmbia. 66 crianças podem ter morrido devido a xaropes para a tosse

OMS já está a investigar o caso. Medicamentos, feitos na Índia, podem constituir uma "ameaça global".

Gâmbia. 66 crianças podem ter morrido devido a xaropes para a tosse
Notícias ao Minuto

11:25 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Investigação

As mortes de 66 crianças na Gâmbia, em África, devido a lesões renais fatais podem estar ligadas a quatro xaropes para a tosse feitos na Índia, revelou a Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira.

De acordo com o diretor-geral da organização, a OMS está agora a realizar uma investigação mais pormenorizada, em conjunto com a empresa farmacêutica e as autoridades reguladoras da Índia, mas já encontrou algo suspeito nos exames efetuados.

"A análise em laboratório de amostras de cada um dos produtos confirma a contaminação com dietilenoglicol e etienoglicol em quantidades inaceitáveis", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que ambas as substâncias são tóxicas e podem ser fatais.

Segundo a OMS, este tipo de produtos pode dar dores abdominais, vómitos, diarreia, incapacidade de urinar, dores de cabeça e ainda confusão mental e lesão renal aguda, algo que pode causar a morte.

Para prevenir mais casos, a organização recomenda assim que todos os países retirem os medicamentos em questão de circulação, visto que, o fabricante pode ter usado o mesmo material contaminado em outros produtos e distribuído localmente ou através de exportação. "Portanto, há risco global", alertou Tedros.

São eles o Promethazine Oral Solution, o Kofexmalin Baby Cough Syrup, o Makoff Baby Cough Syrup e o Magrip N Cold Syrup, todos fabricados na mesma empresa, a Maiden Pharmaceuticals Limited.

Leia Também: Gâmbia suspende venda de paracetamol em xarope após morte de crianças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório