Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

EUA. Agente terá esmurrado jovem em detenção e imagens geram polémica

Uso de força excessiva está a ser investigado.

EUA. Agente terá esmurrado jovem em detenção e imagens geram polémica
Notícias ao Minuto

09:12 - 05/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um vídeo, que mostra a detenção de um jovem, de 17 anos, nos Estados Unidos, tornou-se viral, com críticas às autoridades, depois de as imagens darem a entender que um agente o terá esmurrado na cabeça. 

O incidente teve lugar no sábado, na Feira Estadual de Tusla, Oklahoma, e envolve agentes do departamento do xerife. O vídeo mostra o jovem, de barriga para baixo, a ser algemando, com um polícia junto das suas pernas e outro junto à sua cabeça e ombros. As imagens da detenção geraram polémica nos Estados Unidos, onde há um historial de detenções violentas. 

Segundo a NBC News, as autoridades disseram que os agentes foram alertados de que "havia um indivíduo do sexo masculino e uma pessoa do sexo feminino" na feira, estando o "indivíduo do sexo masculino a agir de forma extremamente agressiva, estando embriagado e causando uma grande perturbação que preocupou os cidadãos que assistiam". A polícia alega ainda que o jovem resistiu à detenção e lutou com os agentes, que usaram "a força necessária" para dominá-lo.

Contudo, em declarações à estação, testemunhas contestaram a necessidade de recorrer ao uso de força.

"Eles atiraram-no ao chão", disse Brandon Alexander, que estava no local, acrescentando que viu o polícia que estava junto à cabeça do menor, e que aparece com um joelho sobre o seu pescoço, a dar-lhe um soco no rosto. 

O menor e outro rapaz estavam sentados no chão, enquanto os polícias discutiam com a sua namorada. O jovem terá acabado por pegar numa garrafa de plástico, atirando-a ao chão, em sinal de frustração pela forma como a namorada estava a ser trata, levando os agentes a algemá-lo.

“Ele pegou numa garrafa de licor de plástico e atirou-a. E é aí que [os polícias] dizem que ele pegou na garrafa e tentou fugir", disse outra testemunha. "Eu nunca vi o miúdo tentar correr. Assim que ele pegou na garrafa e a atirou, os dois polícias espancaram-no no chão”, acrescentou.

Ambas as testemunhas alegam que não ouviram o jovem insultar os agentes e que este parecia apenas alcoolizado.

O incidente, que ainda está a ser investigado, vai agora ser analisado por um conselho de revisão do uso de força.

A polícia informou ainda que o jovem foi transportado para um hospital para ser tratado por "intoxicação alcoólica" e, por isso, não foi detido oficialmente na noite do incidente.

Alertamos que as imagens abaixo podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis 

Leia Também: Jornal satírico recorre ao Supremo dos EUA para defender direito ao humor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório