Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Anexação, mobilização e ameaças? "Levarão a escalada na guerra", diz OSCE

A organização europeia condenou as ações de Vladimir Putin e sublinhou que comportamentos como o da anexação ilegal de quatro territórios ucranianos, anunciada esta sexta-feira, são "ilegais".

Anexação, mobilização e ameaças? "Levarão a escalada na guerra", diz OSCE
Notícias ao Minuto

16:59 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) condenou, esta sexta-feira, a anexação dos territórios de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, formalizada pela Rússia.

"Esta ação levada a cabo pela Rússia, que inclui a mobilização militar e ameaças nucleares irresponsáveis, apenas vai levar a uma escalada na guerra, colocando em risco ainda mais milhões de vidas em risco, e irá causar também sofrimento humando desnecessário", escrevem os responsáveis em comunicado partilhado no site.

"A medida anunciada hoje é uma violação flagrante das regras fundamentais do direito internacional, dos princípios da OSCE e da Carta da Organização das Nações Unidas. Constitui uma afronta aos compromissos assumidos por todos os Estados participantes", lembram.

A nota da organização, da qual faz parte o país presidido por Vladimir Putin, sublinha ainda que a formalização desta anexação ilegal é "inaceitável" e que que “eviscera o princípio da integridade territorial, que está no centro dos princípios fundadores da OSCE e da ordem internacional”,

Os responsáveis da OSCE apelam ainda à Rússia para que retire as forças militares da Ucrânia, assim como sublinham o apoio ao país que foi invadido a 24 de fevereiro.

Leia Também: Ucrânia apresenta formalmente pedido de adesão à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório