Morreu o homem mais velho do Reino Unido e veterano da II Guerra Mundial

Donald Rose tinha 110 anos e tinha estado num evento público em maio deste ano. Era não só o homem mais velho do Reino Unido, mas também o mais velho veterano britânico da II Guerra Mundial.

Donald Rose, veterano britânico
AnteriorSeguinte

© Jacob King/PA Images via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
12/07/2025 15:16 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Reino Unido

Morreu, aos 110 anos, Donald Rose, o mais velho veterano britânico da Segunda Guerra Mundial. 

 

A morte, que aconteceu em 11 de julho, foi confirmada pelo Conselho Municipal de Erewash, no norte de Inglaterra, que vai colocar as bandeira a meia haste para assinalar o falecimento deste "herói de guerra". 

"As nossas condolências vão para a família de Donald e para todos os que o conheciam. Erewash teve o privilégio de o ter como residente", disse James Dawson, líder do Conselho Municipal de Erewash, numa publicação divulgada nas redes sociais na sexta-feira, 

Donald Rose, que nasceu em dezembro de 1914, participou no desembarque do 'Dia D', em 6 de junho de 1944, e fez parte da divisão que libertou o campo de concentração de Bergen-Belsen, no norte da Alemanha, aponta a Associated Press, que cita a Royal British Legion.

Originário de Westcott, a sudoeste de Londres, entrou para o exército aos 23 anos. Serviu no Norte de África, em Itália e em França e recebeu inúmeras medalhada, além de ter sido galardoado com a mais alta condecoração francesa, a Legião de Honra.

Em maio deste ano, Donald Rose, que também era descrito como homem mais velho do Reino Unido, marcou presença numa cerimónia organizada pela Royal British Legion para assinalar o 80.º aniversário do Dia da Vitória, em Alrewas, Staffordshire.

"Quando soube que o armistício tinha sido assinado há 80 anos, estava na Alemanha, em Belsen, e, tal como a maioria dos soldados no ativo, não tive oportunidade de celebrar", disse, na altura. "Fizemos apenas o que achámos que estava certo e foi um alívio quando acabou", acrescentou.

Pode ver algumas imagens na fotogaleria acima. 

O fim da Segunda Guerra Mundial começou com a libertação da ocupação nazi, que durou quatro anos, até que a 06 de junho de 1944, dia que se tornou o ponto de viragem da guerra, as tropas aliadas (França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética) desembarcaram na Normandia (norte), em cinco praias que receberam os nomes de código Omaha, Gold, Juno, Sword e Utah.

A força era constituída principalmente por tropas norte-americanas, britânicas e canadianas, mas a operação incluiu apoio naval, aéreo e terrestre australiano, belga, checo, neerlandês, francês, grego, neozelandês, norueguês e polaco.

O 'Dia D', como ficou para a História, foi a maior invasão anfíbia da guerra, e permitiu abrir uma nova frente, aliviando a pressão sobre a União Soviética a Leste. Foi decisivo para o fim da II Guerra Mundial, que só viria a terminar cerca de um ano depois, em agosto, com a rendição do Japão após o lançamento de bombas atómicas norte-americanas em Hiroshima e Nagasaki, três meses depois da capitulação alemã. 

Leia Também: Reino Unido e França testam sistema de deportação de imigrantes ilegais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas