Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Papua Nova Guiné. Retirado alerta de tsunami após sismo de magnitude 7,6

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos retirou o aviso de tsunami no Pacífico, decretado após um sismo de magnitude 7,6 ao largo da Papua Nova Guiné.

Papua Nova Guiné. Retirado alerta de tsunami após sismo de magnitude 7,6
Notícias ao Minuto

06:32 - 11/09/22 por Vitor Quintã

Mundo Papua Nova Guiné

Banguecoque, 11 set 2022 (Lusa) -- A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos retirou o aviso de tsunami no Pacífico, decretado após um sismo de magnitude 7,6 ao largo da Papua Nova Guiné.

O NOAA alertou ainda assim que poderia haver "pequenas flutuações no nível do mar em algumas zonas costeiras".

O sismo causou danos em edifícios perto da cidade de Madang e no interior da Papua Nova Guiné, disseram habitantes à France Presse.

Os moradores de Madang disseram à agência noticiosa que sentiram "tremores muito fortes" e que edifícios tinham sido danificados.

O epicentro situou-se a cerca de 67 quilómetros da cidade de Kainantu, no leste da Papua Nova Guiné, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que tem a tutela do NOAA.

O abalo ocorreu por volta das 06:46 (21:45 de sábado em Lisboa), a uma profundidade de 61 quilómetros, acrescentou o USGS.

A extensão dos danos ainda não é clara, mas o USGS prevê que "é possível algumas vítimas mortais e danos e o impacto deve ser relativamente localizado".

No sábado, um terramoto de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu, este domingo, a província indonésia de Papua, seguido, poucos minutos depois, de outro sismo de magnitude 5,8.

A ilha da Papua, dividida entre a Indonésia e a Papua Nova Guiné, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

Em 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami -- retirado poucas horas depois -- para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em janeiro de 2021, um terramoto de magnitude 6,2 atingiu a ilha de Celebes, matando mais de 100 pessoas e destruindo as habitações de milhares de pessoas na cidade costeira de Mamuju.

Em 2004, um terramoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.

Leia Também: Macau abre fronteiras a diplomatas (sem precisarem de autorização prévia)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório