As principais reações à morte da rainha de Inglaterra

A rainha Isabel II morreu na quinta-feira aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia. Reinou durante mais de 70 anos.

Notícia

© Ian Forsyth/Getty Images

Lusa
09/09/2022 13:30 ‧ 09/09/2022 por Lusa

Mundo

Rainha Isabel II

Principais reações à morte de Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.

"Para Portugal e para todos os portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

08-09-2022

"Recordo-me de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou para sempre o seu país e o seu século."

Emmanuel Macron, Presidente francês

Twitter, 08-09-2022

"O notável reinado da Rainha Isabel II supervisionou os principais eventos dos séculos XX e XXI. A União Europeia (UE) presta homenagem ao seu contributo único para a construção da paz e da reconciliação."

Josep Borrell, Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança

08-09-2022

"Ela estava profundamente comprometida com muitas causas beneficentes e ambientais e falou de forma comovente aos delegados nas negociações climáticas da COP26 - cimeira mundial do clima - em Glasgow. Gostaria de prestar homenagem à Rainha Isabel II pela sua dedicação longa e inabalável em servir o seu povo. O mundo irá lembrar-se por muito tempo da sua devoção e liderança."

António Guterres, secretário-geral da ONU

08-09-2022

"As minhas mais profundas condolências à família real, aos nossos aliados da NATO, Reino Unido e Canadá, e ao povo da Commonwealth."

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO

Twitter, 08-09-2022

"A morte da minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família. Sei que a morte dela vai ser sentida por todo o país, reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas em todo o mundo. Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados e suportados por saber do respeito e profunda afeição pela Rainha."

Rei Carlos III

08-09-2022

"Os nossos pensamentos estão com a família real e todos aqueles que choram a Rainha Isabel II no Reino Unido e em todo o mundo. Nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros num mundo moderno com o seu serviço e compromisso."

Charles Michel, presidente do Conselho Europeu

Twitter, 08-09-2022

"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a Segunda Grande Guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido."

António Costa, primeiro-ministro

Twitter, 08-09-2022

"Apresento condolências à família real britânica e ao povo britânico. A Rainha Isabel II deixa um legado ímpar, pela longevidade e sentido de Estado com que exerceu o seu reinado. A sua dedicação inspirou gerações num exemplo que se manterá vivo em todo o mundo."

Luís Montenegro, presidente do PSD

Twitter, 08-09-2022

"É uma perda muito grande também para Portugal. Eu lamento muito o falecimento da Rainha Isabel II, ao fim de 70 anos de reinado, ao fim de uma vida longa, em que ela personificou melhor que ninguém o monarca de uma monarquia constitucional."

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República

08-09-2022

"Ao nosso novo monarca, o nosso novo Chefe de Estado, Sua Majestade o Rei Carlos III. Tal como a família do Rei, lamentamos a perda da sua mãe. E enquanto choramos, devemos unir-nos como povo para o apoiar e ajudá-lo a suportar a espantosa responsabilidade que ele agora carrega por todos nós. Oferecemos-lhe a nossa lealdade e devoção, tal como a sua mãe tanto dedicou a tantos durante tanto tempo."

Liz Truss, primeira-ministra britânica

08-09-2022

"O nosso mundo está um pouco mais pobre por causa da sua morte, mas muito mais rico e melhor como resultado da sua longa vida e da sua contribuição duradoura."

Micheál Martin, primeiro-ministro irlandês

08-09-2022

"O seu sentido de liderança e diplomacia ajudou a estabelecer e fortalecer as alianças com os Estados Unidos e outros países em todo o mundo."

Donald Trump, ex-Presidente norte-americano

Na sua plataforma Truth Social, 08-09-2022

"Foi uma presença constante nas nossas vidas e o seu serviço aos canadianos permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país."

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

08-09-2022

"[Isabel II] ajudou a tornar a relação entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América especial."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos

08-09-2022

"Em nome do Governo de Israel, envio as minhas condolências à família real e ao povo do Reino Unido pela morte de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Deixa um legado incomparável de liderança e serviço. Que a sua memória seja uma bênção."

Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel

Twitter, 08-09-2022

"Viveu e escreveu a história contemporânea. É uma mulher que moldou um século."

Frank-Walter Steinmeier, Presidente da Alemanha

08-09-2022

"É com profunda tristeza que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Foi a chefe de Estado há mais tempo ao serviço do mundo e uma das personalidades mais respeitadas a nível mundial."

Ursula van der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Twitter, 08-09-2022

"A Rainha Isabel II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou uma era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas."

Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil

08-09-2022

"A Rainha serviu os seus países e a sociedade com uma dedicação única e com sentido de dever. Esteve presente de forma constante, não só na sociedade britânica como também a nível internacional."

Carlos Gustavo, rei da Suécia

08-09-2022

"Durante quase um século, Sua Majestade dedicou a vida ao serviço da Commonwealth, acompanhando o povo britânico nos bons e nos maus dias, nos momentos de alegria e de tristeza. Também enviamos as nossas condolências ao povo britânico."

Haroldo V, rei da Noruega

08-09-2022

"A sua vida ficou assinalada por uma abnegação e um serviço extraordinários. Em nome do povo escocês, apresento as minhas mais sinceras condolências ao Rei e à família real."

Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa

Twitter, 08-09-2022

"O seu sentido do dever, empenho e toda uma vida dedicada a servir o povo do Reino Unido e da Irlanda do Norte, constituem um exemplo para todos nós e permanecerão como um legado sólido e valioso para as gerações futuras."

Felipe VI, rei de Espanha

08-09-2022

"Sua Majestade foi uma figura pública extraordinária e de renome mundial que viveu uma vida notável. A sua vida e legado serão lembrados com carinho por muitos ao redor do mundo. O compromisso e a dedicação da Rainha durante os seus 70 anos no trono continuam a ser um exemplo nobre e virtuoso para o mundo inteiro."

Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul

08-09-2022

"Junto-me de bom grado a todos os que choram a sua perda para rezar pelo eterno descanso da defunta Rainha e para prestar homenagem à sua vida de serviço incansável ao bem da Nação e da Commonwealth, pelo seu exemplo de devoção e dever, seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo e a sua firme esperança nas suas promessas."

Papa Francisco

08-09-2022

"Ofereço as minhas mais sentidas condolências ao Governo e ao povo britânicos. Saúdo a memória da ilustre defunta, de excecional percurso. Que descanse em paz."

Macky Sal, presidente da União Africana

Twitter, 08-09-2022

"Neste momento histórico e de grande pesar, presto a minha homenagem a Isabel II, cujo exemplo de dedicação e serviço deve guiar todos os que exercem funções públicas."

Cavaco Silva, ex-Presidente da República

Lusa, 08-09-2022

"Durante muitas décadas, Isabel II desfrutou, com justiça, do amor e do respeito dos seus súbditos, bem como de uma autoridade no palco mundial."

Vladimir Putin, Presidente russo

08-09-2022

"Hoje é o dia mais triste do nosso país. Nos corações de cada um de nós há uma dor pela morte da nossa Rainha, uma grande sensação de perda -- muito mais intensa, talvez, do que pensávamos. Ela era tão intemporal e maravilhosa que temo que tenhamos acreditado, como crianças, que ela continuaria sempre."

Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico

Twitter, 08-09-2022

"A sua morte deixa um imenso vazio e a sua memória ficará gravada em letras de ouro nos anais da História mundial."

Arif Alvi, Presidente do Paquistão

08-09-2022

"Ela era uma figura inspiradora e liderou o país em alguns dos nossos melhores e piores momentos com graciosidade, dignidade e um carinho genuíno. A Rainha Isabel II ocupou um grande papel na minha vida, desde a infância até hoje, e sentirei muito a sua falta."

Elton John, cantor e compositor britânico

08-09-2022

"Choro com o meu país a morte da nossa melhor Rainha. Com pesar no coração, digo que é devastador pensar em Inglaterra sem a Rainha Isabel II."

Ozzy Osbourne, músico e antigo vocalista da banda Black Sabbath

08-09-2022

"É uma perda para o povo britânico e para a Commonwealth. Uma mulher extraordinária, símbolo do Reino Unido e que serviu o seu país durante 70 anos. Que a sua alma repouse em paz, junto do falecido esposo, duque de Edimburgo."

José Ramos-Horta, Presidente de Timor-Leste

08-09-2022

"A morte da Rainha, que conduziu o Reino Unido através de tempos turbulentos no mundo, é uma grande perda não só para o povo britânico, mas também para a comunidade internacional."

Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês

08-09-2022

"Em nome do Governo e do povo chineses e em seu próprio nome, Xi Jinping expressou as suas profundas condolências. Atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Reino Unido e estou pronto a trabalhar com o Rei Carlos III."

Xi Jinping, Presidente chinês

08-09-2022

Leia Também: Carlos III será proclamado oficialmente Rei na manhã de sábado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas