Principais reações à morte de Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.
"Para Portugal e para todos os portugueses perdurarão na memória de cada um de nós, com inquestionável carinho e apreço, as visitas que a Rainha Isabel II realizou ao nosso país, em 1957 e 1985. Para mim, pessoalmente, não poderei esquecer a honra do encontro mantido aquando da minha deslocação a Londres, já em 2016."
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
08-09-2022
Her Majesty Queen Elizabeth II embodied the British nation’s continuity and unity for over 70 years. I remember her as a friend of France, a kind-hearted queen who has left a lasting impression on her country and her century.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) September 8, 2022
"Recordo-me de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou para sempre o seu país e o seu século."
Emmanuel Macron, Presidente francês
Twitter, 08-09-2022
Queen Elizabeth Il’s remarkable reign oversaw key events of the 20th & 21st century. The EU pays tribute to her unique contribution to building peace & reconciliation
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) September 8, 2022
While her loss will be felt around the world, our immediate thoughts are with her family & the people of the UK
"O notável reinado da Rainha Isabel II supervisionou os principais eventos dos séculos XX e XXI. A União Europeia (UE) presta homenagem ao seu contributo único para a construção da paz e da reconciliação."
Josep Borrell, Alto-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança
08-09-2022
I am deeply saddened at the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II, admired worldwide for her leadership & devotion.
— António Guterres (@antonioguterres) September 8, 2022
She was a good friend to the @UN & a reassuring presence through decades of change.
Her unwavering, lifelong dedication will be long remembered. pic.twitter.com/1wlZEt8PLA
"Ela estava profundamente comprometida com muitas causas beneficentes e ambientais e falou de forma comovente aos delegados nas negociações climáticas da COP26 - cimeira mundial do clima - em Glasgow. Gostaria de prestar homenagem à Rainha Isabel II pela sua dedicação longa e inabalável em servir o seu povo. O mundo irá lembrar-se por muito tempo da sua devoção e liderança."
António Guterres, secretário-geral da ONU
08-09-2022
"As minhas mais profundas condolências à família real, aos nossos aliados da NATO, Reino Unido e Canadá, e ao povo da Commonwealth."
Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO
Twitter, 08-09-2022
Deeply saddened by the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II. Over more than 70 years, she exemplified selfless leadership and public service. My deepest condolences to the Royal Family, to our #NATO Allies the United Kingdom and Canada, and to the people of the Commonwealth. pic.twitter.com/hHyqBdhKcx
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) September 8, 2022
"A morte da minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e todos os membros da minha família. Sei que a morte dela vai ser sentida por todo o país, reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas em todo o mundo. Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados e suportados por saber do respeito e profunda afeição pela Rainha."
08-09-2022
Our thoughts are with the royal family and all those who mourn Queen Elizabeth II in the UK and worldwide.
— Charles Michel (@CharlesMichel) September 8, 2022
Once called Elizabeth the Steadfast, she never failed to show us the importance of lasting values in a modern world with her service and commitment. pic.twitter.com/NZj3qcyhU7
"Os nossos pensamentos estão com a família real e todos aqueles que choram a Rainha Isabel II no Reino Unido e em todo o mundo. Nunca deixou de nos mostrar a importância de valores duradouros num mundo moderno com o seu serviço e compromisso."
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu
Twitter, 08-09-2022
É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a segunda grande guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido.
— António Costa (@antoniocostapm) September 8, 2022
"É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. O seu reinado de 70 anos marcou a história britânica desde a Segunda Grande Guerra. As minhas sentidas condolências à família real e ao povo do Reino Unido."
António Costa, primeiro-ministro
Twitter, 08-09-2022
Apresento condolências à Família Real Britânica e ao povo britânico. A Rainha Isabel II deixa um legado ímpar, pela longevidade e sentido de Estado com que exerceu o seu reinado. A sua dedicação inspirou gerações num exemplo que se manterá vivo em todo o mundo. pic.twitter.com/9KNeZjeHmw
— Luís Montenegro (@LMontenegroPSD) September 8, 2022
"Apresento condolências à família real britânica e ao povo britânico. A Rainha Isabel II deixa um legado ímpar, pela longevidade e sentido de Estado com que exerceu o seu reinado. A sua dedicação inspirou gerações num exemplo que se manterá vivo em todo o mundo."
Luís Montenegro, presidente do PSD
Twitter, 08-09-2022
Com a morte de Isabel II desaparece uma das grandes figuras do nosso tempo,símbolo por excelência do monarca constitucional, representação da unidade nacional numa democracia parlamentar.É um dia triste também para os portugueses que sempre tiveram um grande carinho por Isabel II
— Augusto Santos Silva (@ASantosSilvaPAR) September 8, 2022
"É uma perda muito grande também para Portugal. Eu lamento muito o falecimento da Rainha Isabel II, ao fim de 70 anos de reinado, ao fim de uma vida longa, em que ela personificou melhor que ninguém o monarca de uma monarquia constitucional."
Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República
08-09-2022
"Ao nosso novo monarca, o nosso novo Chefe de Estado, Sua Majestade o Rei Carlos III. Tal como a família do Rei, lamentamos a perda da sua mãe. E enquanto choramos, devemos unir-nos como povo para o apoiar e ajudá-lo a suportar a espantosa responsabilidade que ele agora carrega por todos nós. Oferecemos-lhe a nossa lealdade e devoção, tal como a sua mãe tanto dedicou a tantos durante tanto tempo."
Liz Truss, primeira-ministra britânica
08-09-2022
"O nosso mundo está um pouco mais pobre por causa da sua morte, mas muito mais rico e melhor como resultado da sua longa vida e da sua contribuição duradoura."
Micheál Martin, primeiro-ministro irlandês
08-09-2022
"O seu sentido de liderança e diplomacia ajudou a estabelecer e fortalecer as alianças com os Estados Unidos e outros países em todo o mundo."
Donald Trump, ex-Presidente norte-americano
Na sua plataforma Truth Social, 08-09-2022
It was with the heaviest of hearts that we learned of the passing of Canada’s longest-reigning Sovereign, Her Majesty Queen Elizabeth II. She was a constant presence in our lives – and her service to Canadians will forever remain an important part of our country’s history.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) September 8, 2022
"Foi uma presença constante nas nossas vidas e o seu serviço aos canadianos permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país."
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
08-09-2022
Our statement on the death of Queen Elizabeth II. pic.twitter.com/0n7pmVVg2w
— President Biden (@POTUS) September 8, 2022
"[Isabel II] ajudou a tornar a relação entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América especial."
Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos
08-09-2022
בשם ממשלת ישראל ואזרחי ישראל, אני שולח תנחומים למשפחת המלוכה ולאזרחי הממלכה המאוחדת על פטירתה של הוד מלכותה המלכה אליזבת השנייה.
— יאיר לפיד - Yair Lapid (@yairlapid) September 8, 2022
המלכה היא דמות יוצאת דופן, מנהיגה ייחודית שסימלה מסירות ואהבה למולדתה.
יהי זכרה ברוך. pic.twitter.com/C0ZVlM366V
"Em nome do Governo de Israel, envio as minhas condolências à família real e ao povo do Reino Unido pela morte de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Deixa um legado incomparável de liderança e serviço. Que a sua memória seja uma bênção."
Yair Lapid, primeiro-ministro de Israel
Twitter, 08-09-2022
"Viveu e escreveu a história contemporânea. É uma mulher que moldou um século."
Frank-Walter Steinmeier, Presidente da Alemanha
08-09-2022
It is with deep sadness that I have learned of the passing of Her Majesty Queen Elizabeth II.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) September 8, 2022
She was the world’s longest serving Head of State and one of the most respected personalities worldwide.
I offer my heartfelt condolences to the Royal Family and the British people. pic.twitter.com/6ASDFGSk43
"É com profunda tristeza que tomei conhecimento do falecimento de Sua Majestade a Rainha Isabel II. Foi a chefe de Estado há mais tempo ao serviço do mundo e uma das personalidades mais respeitadas a nível mundial."
Ursula van der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Twitter, 08-09-2022
"A Rainha Isabel II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou uma era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas."
Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil
08-09-2022
"A Rainha serviu os seus países e a sociedade com uma dedicação única e com sentido de dever. Esteve presente de forma constante, não só na sociedade britânica como também a nível internacional."
Carlos Gustavo, rei da Suécia
08-09-2022
"Durante quase um século, Sua Majestade dedicou a vida ao serviço da Commonwealth, acompanhando o povo britânico nos bons e nos maus dias, nos momentos de alegria e de tristeza. Também enviamos as nossas condolências ao povo britânico."
Haroldo V, rei da Noruega
08-09-2022
The death of Her Majesty, Queen Elizabeth is a profoundly sad moment for the UK, the Commonwealth and the world.
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) September 8, 2022
Her life was one of extraordinary dedication and service.
On behalf of the people of Scotland, I convey my deepest condolences to The King and the Royal Family. https://t.co/o2XqGJMF2S
"A sua vida ficou assinalada por uma abnegação e um serviço extraordinários. Em nome do povo escocês, apresento as minhas mais sinceras condolências ao Rei e à família real."
Nicola Sturgeon, primeira-ministra escocesa
Twitter, 08-09-2022
"O seu sentido do dever, empenho e toda uma vida dedicada a servir o povo do Reino Unido e da Irlanda do Norte, constituem um exemplo para todos nós e permanecerão como um legado sólido e valioso para as gerações futuras."
Felipe VI, rei de Espanha
08-09-2022
"Sua Majestade foi uma figura pública extraordinária e de renome mundial que viveu uma vida notável. A sua vida e legado serão lembrados com carinho por muitos ao redor do mundo. O compromisso e a dedicação da Rainha durante os seus 70 anos no trono continuam a ser um exemplo nobre e virtuoso para o mundo inteiro."
Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul
08-09-2022
"Junto-me de bom grado a todos os que choram a sua perda para rezar pelo eterno descanso da defunta Rainha e para prestar homenagem à sua vida de serviço incansável ao bem da Nação e da Commonwealth, pelo seu exemplo de devoção e dever, seu firme testemunho de fé em Jesus Cristo e a sua firme esperança nas suas promessas."
08-09-2022
J’ai appris la triste nouvelle du décès de Sa Majesté la Reine #Elisabeth II. Je présente mes condoléances émues au gouvernement et au peuple britanniques. Je salue la mémoire de l’illustre défunte, au parcours exceptionnel. Paix à son âme.
— Macky Sall (@Macky_Sall) September 8, 2022
"Ofereço as minhas mais sentidas condolências ao Governo e ao povo britânicos. Saúdo a memória da ilustre defunta, de excecional percurso. Que descanse em paz."
Macky Sal, presidente da União Africana
Twitter, 08-09-2022
"Neste momento histórico e de grande pesar, presto a minha homenagem a Isabel II, cujo exemplo de dedicação e serviço deve guiar todos os que exercem funções públicas."
Cavaco Silva, ex-Presidente da República
Lusa, 08-09-2022
"Durante muitas décadas, Isabel II desfrutou, com justiça, do amor e do respeito dos seus súbditos, bem como de uma autoridade no palco mundial."
Vladimir Putin, Presidente russo
08-09-2022
Statement on the death of Her Majesty Queen Elizabeth II (1/3) pic.twitter.com/kDN6cW8Njp
— Boris Johnson (@BorisJohnson) September 8, 2022
"Hoje é o dia mais triste do nosso país. Nos corações de cada um de nós há uma dor pela morte da nossa Rainha, uma grande sensação de perda -- muito mais intensa, talvez, do que pensávamos. Ela era tão intemporal e maravilhosa que temo que tenhamos acreditado, como crianças, que ela continuaria sempre."
Boris Johnson, ex-primeiro-ministro britânico
Twitter, 08-09-2022
"A sua morte deixa um imenso vazio e a sua memória ficará gravada em letras de ouro nos anais da História mundial."
Arif Alvi, Presidente do Paquistão
08-09-2022
"Ela era uma figura inspiradora e liderou o país em alguns dos nossos melhores e piores momentos com graciosidade, dignidade e um carinho genuíno. A Rainha Isabel II ocupou um grande papel na minha vida, desde a infância até hoje, e sentirei muito a sua falta."
Elton John, cantor e compositor britânico
08-09-2022
"Choro com o meu país a morte da nossa melhor Rainha. Com pesar no coração, digo que é devastador pensar em Inglaterra sem a Rainha Isabel II."
Ozzy Osbourne, músico e antigo vocalista da banda Black Sabbath
08-09-2022
"É uma perda para o povo britânico e para a Commonwealth. Uma mulher extraordinária, símbolo do Reino Unido e que serviu o seu país durante 70 anos. Que a sua alma repouse em paz, junto do falecido esposo, duque de Edimburgo."
José Ramos-Horta, Presidente de Timor-Leste
08-09-2022
"A morte da Rainha, que conduziu o Reino Unido através de tempos turbulentos no mundo, é uma grande perda não só para o povo britânico, mas também para a comunidade internacional."
Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês
08-09-2022
"Em nome do Governo e do povo chineses e em seu próprio nome, Xi Jinping expressou as suas profundas condolências. Atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Reino Unido e estou pronto a trabalhar com o Rei Carlos III."
08-09-2022
Leia Também: Carlos III será proclamado oficialmente Rei na manhã de sábado