Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento alemão faz minuto de silêncio por Gorbachev

As reformas do último líder soviético tiveram um papel crucial na queda do Muro de Berlim e na reunificação da Alemanha, em 1990.

Notícias ao Minuto

12:09 - 07/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gorbachev

O parlamento alemão prestou uma última homenagem a um dos homens mais responsáveis pela reunificação do país, fazendo, esta quarta-feira, um minuto de silêncio por Mikhail Gorbachev, que morreu no passado dia 30 de agosto.

Naquela que foi umas primeiras sessões legislativas desde a morte do antigo líder soviético, as bandeiras do Bundestag estiveram a meia haste, e a presidente da assembleia, Bärbel Bas, elogiou o papel reformista do russo.

"Ele tornou possível o que durante décadas parecia impossível - acabar com a Guerra Fria de forma pacífica e superar a divisão do nosso país e do nosso continente", disse Bas, salientando que os alemães "têm muito a agradecer a Mikhail Gorbachev".

A presidente do parlamento recordou ainda que Gorbachev "mudou a história da Alemanha e as vidas de milhões de pessoas", acrescentando que "a sua coragem e posição foram decisivas para a recuperação da nossa união".

Depois de décadas sob o regime comunista, Gorbachev começou a aplicar, em 1986, duas políticas que encaminharam o pais para a abertura ao Ocidente: a 'glasnost', uma política de transparência que abria caminho à liberdade de expressão; e a 'perestroika', que abria o sistema financeiro soviético ao resto do mundo, liberalizando o mercado.

Foram estas políticas que contribuíram para um elevar das tensões nos países do bloco comunista, com manifestações em países como a Hungria, Checoslováquia, entre outros, a resultarem na queda das presidências comunistas e no início do caminho democrático desses países.

A grande estocada foi na Alemanha quando, em 1989, após a queda do Muro de Berlim, o líder soviético abriu o caminho para a reunificação daquele país, aceitando a sua entrada na NATO e retirando as tropas soviéticas da Europa Central.

Pelo seu papel, Mikhail Gorbachev permaneceria uma figura popular na Alemanha até à data da sua morte, há cerca de duas semanas, enquanto que os russos viam-no como um traidor e o maior responsável pela queda da União Soviética.

Bärbel Bas vincou isso mesmo, referindo as divergências entre Gorbachev e Vladimir Putin, que recusou um funeral de estado ao seu antecessor. Para Bas, a Rússia de Putin "afastou-se há muito dos objetivos de Gorbachev" de uma Europa unida com Moscovo.

Gorbachev acabaria por sair do poder na União Soviética em 1991, não antes de vencer o Prémio Nobel da Paz, em 1990, pelo papel desempenhado na pacificação das relações entre Este e Oeste.

Leia Também: Milhares de pessoas fizeram fila para se despedir de Gorbachev

Recomendados para si

;
Campo obrigatório