Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo dos EUA autoriza possível venda de mísseis Javelin ao Brasil

O Governo dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de mísseis Javelin anti-armamento e outro equipamento militar, no valor de 74 milhões de dólares (72,5 milhões de euros), ao Brasil.

Governo dos EUA autoriza possível venda de mísseis Javelin ao Brasil
Notícias ao Minuto

06:26 - 10/08/22 por Lusa

Mundo Mísseis

O Departamento de Estado norte-americano autorizou uma possível venda na terça-feira e a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa notificou o Congresso da aprovação do Governo, que tem o poder de a bloquear.

A agência, sob a tutela do Pentágono, explicou numa declaração que a venda seria a pedido do Brasil, que solicitou 222 mísseis Javelin e 33 unidades de lançamento Javelin.

Os principais intervenientes nesta transação são as empresas norte-americanas Raytheon e Lockheed Martin.

O Pentágono salientou que a venda "apoiará os objetivos de segurança nacional e política internacional dos EUA, reforçando a segurança de um importante parceiro regional, que é uma força importante para a estabilidade política e para o progresso económico na América do Sul".

Neste sentido, indicou que este equipamento irá melhorar "a capacidade do Exército brasileiro de responder a futuras ameaças" e assegurou que a possível venda "não irá alterar" o equilíbrio militar na região.

O anúncio chega numa altura em que os EUA planeiam aumentar a produção de mísseis Javelin, que se tornaram um símbolo da resistência ucraniana à invasão russa e que Washington tem fornecido a Kiev para se defender contra os veículos blindados russos.

Leia Também: EUA assumem novo compromisso de fornecimento de mísseis a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório