Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de metade da área da União Europeia e do Reino Unido enfrenta seca

"As condições secas poderão ter efeitos adversos na produção agrícola e noutras indústrias, tais como o transporte fluvial e a produção de energia", revelou uma cientista sénior.

Mais de metade da área da União Europeia e do Reino Unido enfrenta seca
Notícias ao Minuto

23:56 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Seca

Cerca de 60% da área da União Europeia e do Reino Unido estão sob avisos ou alertas de seca, de acordo com o Observatório Europeu da Seca, com base em dados recolhidos num período de 10 dias no final do mês de julho. 

Segundo estes resultados, 45% da área está sob "avisos", o que significa que existe um défice de humidade no solo, enquanto que 15% encontra-se no nível mais severo de "alerta", necessitando de uma vigilância acrescida, avança a CNN.

Esta segunda-feira foi também publicado um documento pela agência de monitorização climática da UE Copernicus - programa de observação da Terra da União Europeia -, que revela que grande parte da Europa viveu em julho um mês mais seco do que a média, com vários recordes locais quebrados no ocidente devido à baixa pluviosidade e seca que atingiu várias partes do sudoeste e sudeste da Europa.

"As condições secas dos meses anteriores, combinadas com temperaturas elevadas e baixas taxas de precipitação observadas em muitas áreas durante o mês de julho, poderão ter efeitos adversos na produção agrícola e noutras indústrias, tais como o transporte fluvial e a produção de energia", divulgou a cientista sénior de Copernicus, Freja Vamborg.

Estas condições facilitaram a propagação e intensificação dos incêndios, informa o relatório, que menciona a onda de calor vivida em partes da Europa, neste que é um dos verões mais quentes de que há registo.

As condições meteorológicas extremas e as questões da cadeia de abastecimento exacerbaram a crise que se vive e os cientistas acreditam que são susceptíveis de persistir durante algum tempo.

Leia Também: Mulher morre durante o sono em voo com os filhos e o marido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório