Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

AO MINUTO: "Desastre nuclear" em Zaporizhzhia?; Rússia fez 200 ataques

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: "Desastre nuclear" em Zaporizhzhia?; Rússia fez 200 ataques
Notícias ao Minuto

08:05 - 06/08/22 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Ucrânia/Rússia

Os últimos dias de guerra têm sido marcados por uma troca de acusações que tem preocupado meio mundo: tanto a Rússia como a Ucrânia acusam-se mutuamente de atacar a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e as autoridades atómicas mundiais têm apontado para o enorme risco que uma fuga de radiação poderá ter para a região e para todos os países circundantes.

Depois da marcante saída de um navio carregado com cereais dos portos ucranianos, mais três navios saíram do Mar Negro, em direção ao Reino Unido, República da Irlanda e Turquia. No total, cerca de 60 mil toneladas de cereais ucranianos saíram na sexta-feira, e o governo antecipa que possa enviar 100 navios por mês.

A circulação de navios ucranianos, com a permissão da marinha russa (que bloqueia o trânsito no Mar Negro), foi possível com a intervenção diplomática da Turquia. Na sexta-feira, Vladimir Putin encontrou-se com Tayyip Erdoğan em Sochi, e agradeceu ao regime turco pela ajuda em garantir um acordo internacional - que inclui também uma maior circulação de produtos russos pelo mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório