Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Ucrânia prevê exportar de 3 a 5 milhões de toneladas de cereais por mês

País precisa de exportar cerca de 70 milhões de toneladas de produtos até à colheita do próximo ano, portanto, "cerca de cinco toneladas por mês". 

Ucrânia prevê exportar de 3 a 5 milhões de toneladas de cereais por mês
Notícias ao Minuto

17:13 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, assumiu, esta sexta-feira, que a Ucrânia prevê exportar entre 3 a 5 milhões de toneladas de cereais por mês se o acordo atual se mantiver.

Segundo o ministro, citado pela CNN,  será "possível" descarregar o armazenamento de grãos da Ucrânia se os portos do Mar Negro funcionarem a pelo menos metade da capacidade. 

"Seremos capazes de colher 65-67 milhões de toneladas. Teremos que exportar cerca de 50 milhões de toneladas em grãos ou em produtos processados, como farelo e óleo", indicou Solskyi acrescentando que têm "cerca de 18-19 milhões de toneladas restantes da última época [2021-22]".
 
Refira-se que a Ucrânia precisa de exportar cerca de 70 milhões de toneladas de produtos até à colheita do próximo ano, portanto, "cerca de cinco toneladas por mês". 

"O número é grande, mas é comum para negócios ucranianos. No mês passado, sem portos marítimos, aumentamos as exportações para 3 milhões de toneladas por mês, concluiu. 

O primeiro carregamento de cereais exportados pela Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de março, partiu na segunda-feira do porto de Odessa.

Leia Também: Três novos carregamentos de cereais partem hoje dos portos da Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório