Meteorologia

  • 14 AGOSTO 2022
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 27º

Zelensky pede para "falar diretamente" com Xi Jinping sobre invasão russa

O presidente ucraniano revela que já pediu "oficialmente uma conversa" com o seu homólogo chinês.

Zelensky pede para "falar diretamente" com Xi Jinping sobre invasão russa
Notícias ao Minuto

12:09 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, na quarta-feira, que quer “falar diretamente” com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, sobre a invasão russa e espera que a China possa “rever” a sua posição no conflito.

“Gostaria de falar diretamente. Tive uma conversa com Xi Jinping que foi há um ano atrás”, disse Zelensky, numa entrevista ao jornal chinês South China Morning Post. “Desde o início da agressão em grande escala a 24 de fevereiro, pedimos oficialmente uma conversa, mas nós não tivemos qualquer conversa com a China, apesar de eu acreditar que isso seria útil”, acrescentou. 

Descrevendo a China como um “Estado muito poderoso” com uma “economia poderosa”, o chefe de Estado ucraniano considerou que a Rússia ficaria “completamente isolada economicamente” se Pequim avançasse com sanções contra Moscovo. 

“Estou confiante de que, sem o mercado chinês para a Federação Russa, a Rússia sentir-se-ia completamente isolada economicamente. É algo que a China pode fazer: limitar o comércio (com a Rússia) até que a guerra termine”, sublinhou. 

Também ontem, o presidente ucraniano considerou que o facto de a China manter uma política neutra em relação à invasão russa “é melhor do que juntar-se à Rússia”.

“Hoje, a China está a equilibrar-se e adere à neutralidade. Direi honestamente que esta neutralidade é muito melhor do que a China juntar-se à Rússia”, afirmou, num discurso dirigido a alunos de 20 universidades da Austrália.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia quer incriminar Ucrânia; Azov terrorista? "Absurdo"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório