Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bulgária convoca eleições antecipadas após falhanço de coligação

A Bulgária prepara-se para organizar novas eleições parlamentares no próximo outono, depois dos três maiores partidos do parlamento não terem conseguido encontrar uma base comum para formar um Governo de coligação.

Bulgária convoca eleições antecipadas após falhanço de coligação
Notícias ao Minuto

16:46 - 27/07/22 por Lusa

Mundo Bulgária

O líder do Partido Socialista, Georgi Svilenski, avançou hoje à comunicação social que os esforços para formar uma coligação viável falharam, uma vez que a proposta de estratégia de Governo não obteve a aprovação necessária na Assembleia Nacional.

"Nesta situação, amanhã devolveremos o mandato ao presidente", disse Svilenski.

Os dois principais grupos parlamentares -- o partido reformador We Continue The Change e o partido centro-direita GERB -- falharam também em pôr um fim à mais recente crise política a emergir dentro da União Europeia (UE) e de um membro da NATO, no meio de tensões crescentes com a Rússia.

O derrube do governo pró-ocidental de Kiril Petkov, que tomou posse em dezembro passado, prometendo tolerância zero para a corrupção, ajudou a preparar o caminho para uma nova eleição, que, segundo os analistas, deverá resultar numa maior presença de grupos nacionalistas e pró-Rússia no Parlamento.

Aumentando a tensão entre as duas nações historicamente próximas, a Bulgária ordenou a extradição de 70 funcionários diplomáticos russos do país e Petkov acusou a Rússia de utilizar uma estratégia de "guerra híbrida" para derrubar o seu Governo.

Em contrapartida, a Rússia cortou o fornecimento de gás à Bulgária em abril, depois de as autoridades búlgaras terem recusado o pedido dos russos para pagar o recurso energético em rublos, a moeda de Moscovo.

O ministro da Defesa búlgaro foi também deposto no início de março por se referir à guerra da Rússia na Ucrânia como uma "operação militar especial", tal como o Kremlin. 

Hoje, numa das suas últimas ações enquanto primeiro-ministro do país, Petkov discutiu com peritos da empresa norte-americana Westinghouse Electric Corporation as possibilidades de receber combustível nuclear para um dos seus dois reatores russos.

"Estou preocupado com o que está a acontecer na Europa e a minha previsão é que a guerra (na Ucrânia) continue por mais cinco anos, e é por isso que espero que consigamos continuar no caminho para a diversificação", defendeu Petkov.

Segundo os analistas políticos, as novas eleições, convocadas para outubro, podem resultar num Parlamento mais fragmentado e aprofundar o impasse político que tem dominado o estado-membro mais pobre da UE durante meses.

O presidente do país deverá agora dissolver o Parlamento búlgaro, nomear um Governo provisório e fixar uma data para a quarta votação parlamentar do país desde abril de 2021.

Leia Também: Presidente da Bulgária pede ao terceiro partido para formar Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório