Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Papa Francisco diz que não viverá no Vaticano caso se reforme

O Papa que já conta com 85 anos, negou no entanto qualquer plano de deixar o cargo em breve.

Papa Francisco diz que não viverá no Vaticano caso se reforme
Notícias ao Minuto

17:41 - 12/07/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Religião

O Papa Francisco confessou que não viveria no Vaticano ou voltaria para a Argentina, o seu país de origem, caso se aposentasse do seu cargo à semelhança do seu antecessor Bento XVI. 

As confissões foram feitas à emissora de língua espanhola TelevisaUnivision, onde o sumo pontífice confessou que, caso tivesse de se reformar preferiria encontrar uma igreja em Roma onde pudesse continuar a ouvir confissões.

O Papa que já conta com 85 anos, negou no entanto qualquer plano de deixar o cargo em breve, dizendo que "a porta está aberta".

Recorda-se que o papa Bento XVI renunciou em 2013 e tornou-se o primeiro Papa a fazê-lo em 600 anos da história da Igreja Católica. Desde o dia da sua reforma, o antigo chefe da Igreja viveu num mosteiro na Cidade do Vaticano.

Francisco descreveu Bento XVI como um "homem santo e discreto", acrescentando que "no futuro, as coisas devem ser mais delineadas, ou as coisas devem ser mais explícitas", no que diz respeito à maneira como os papas abdicam.

Diz ainda que "acho que por ter dado o primeiro passo depois de tantos séculos, ele recebe 10 pontos. É uma maravilha!".

O Papa confessou também que renunciaria se fosse "a hora certa" e consideraria residir na Basílica de São João de Latrão, que é a sede do bispo de Roma, apesar de ter ainda um apartamento em Buenos Aires.

Leia Também: Papa diz que mundo está a viver uma III Guerra Mundial "aos bocadinhos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório