Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Homens armados raptam 22 agricultores nos arredores da capital nigeriana

Homens armados raptaram 22 agricultores enquanto trabalhavam no campo nos arredores da capital da Nigéria, Abuja, esta quarta-feira, anunciou hoje a polícia nigeriana.

Homens armados raptam 22 agricultores nos arredores da capital nigeriana
Notícias ao Minuto

15:47 - 24/06/22 por Lusa

Mundo Nigéria

Bandos de criminosos, conhecidos localmente como "bandidos", atacam frequentemente áreas rurais no centro e noroeste da Nigéria, mas os raptos em larga escala são raros no Território da Capital Federal (FCT), igualmente no centro da Nigéria.

O rapto "ocorreu em Rafin Daji, uma localidade entre o Estado do Níger e o Território da Capital Federal", indicou à agência France Presse o porta-voz da polícia regional, Oduniyi Omotayo.

"Confirma-se que 22 agricultores foram raptados" enquanto trabalhavam nos seus campos, acrescentou Omotayo.

A polícia e agências de segurança montaram uma operação de resgate numa floresta próxima, onde os atacantes estavam escondidos, acrescentou a fonte, sem dar mais pormenores sobre a operação.

Nos últimos anos, a violência levada a cabo por bandos de criminosos tem vindo a aumentar. Mais de 2.600 civis foram mortos em 2021, número que aponta para um aumento de mais de 250% em relação a 2020, de acordo com os números da organização não-governamental Acled.

O número da Acled excede em muito o número oficial para o mesmo ano das vítimas mortais da insurreição extremista islâmica que assola o nordeste da Nigéria desde há 13 anos.

Estes criminosos são motivados pelo dinheiro, e não pela ideologia, e muitas vezes libertam os seus reféns após o pagamento de resgates.

Leia Também: Nigéria denuncia alegada motivação política nos ataques a igrejas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório