Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Exonerado militar que fez benzer unidade no antigo mausoléu de Franco

O exército espanhol exonerou um militar que levou a unidade que chefiava até ao antigo mausoléu do ditador Francisco Franco para ser benzida, numa "atividade não autorizada", noticiaram hoje meios de comunicação social citando fontes militares.

Exonerado militar que fez benzer unidade no antigo mausoléu de Franco
Notícias ao Minuto

17:22 - 02/06/22 por Lusa

Mundo Espanha

Segundo as mesmas fontes, foi também aberto um processo disciplinar cujos resultados serão conhecidos em 48 horas.

Num vídeo divulgado nas redes sociais pelo grupo Ciudad@nos de Uniforme, constituído por militares que defendem a igualdade e a democracia, vê-se a unidade, de cerca de 30 homens, ajoelhada no Vale dos Caídos, perto de Madrid, onde esteve enterrado Francisco Franco até 2019 e um dos maiores símbolos da ditadura espanhola.

No "vídeo da vergonha", como lhe chamou o grupo Ciudad@anos de Uniforme, gravado na semana passada, os militares estão ajoelhados, com a bandeira da unidade militar, e são benzidos por um padre.

Um porta-voz do Exército citado hoje pelo jornal El Pais explicou que se trata "de uma unidade militar que durante uma marcha programada realizou uma atividade não autorizada" e que foi aberta "uma investigação para apurar responsabilidades".

O mausoléu do Vale dos Caídos foi esculpido na encosta de uma montanha, tendo sido utilizados condenados na sua construção, incluindo presos políticos na época de Franco.

O ditador esteve enterrado no local até 24 de outubro de 2019, quando o corpo foi exumado por decisão do Governo socialista espanhol e levado para um jazigo familiar num cemitério nos arredores de Madrid.

O Vale dos Caídos ou Abadia de Santa Cruz do Vale dos Caídos é um memorial franquista monumental do qual faz parte uma basílica construída entre 1940 e 1958, a cerca de 40 quilómetros de Madrid, no município de San Lorenzo do El Escorial, em memória dos nacionalistas mortos na Guerra Civil Espanhola, de 1936-1939.

Foi mandado construir por Franco, que, apesar de não ser uma vítima da Guerra Civil, estava enterrado no local com dezenas de milhares de combatentes nacionalistas da Guerra Civil.

A transferência de local do corpo do ditador foi feita depois de uma batalha jurídica que opôs o Governo do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) à família de Francisco Franco, que pretendia que os restos mortais fossem transferidos para a catedral de Almudena, no centro de Madrid.

Para os socialistas, o corpo do ditador não podia ser transferido para qualquer local onde houvesse a possibilidade de ser "enaltecido ou homenageado".

Francisco Franco Bahamonde foi um militar espanhol que integrou o golpe de Estado que, em 1936, marcou o início da Guerra Civil Espanhola, tendo exercido, desde 1938, o lugar de chefe de Estado, até morrer em 1975, um acontecimento decisivo para iniciar a transição do país para um sistema democrático consolidado com a Constituição de 1978.

Leia Também: Vai viajar para Espanha? Já não precisa de apresentar certificado digital

Recomendados para si

;
Campo obrigatório