Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente de farmacêutica entre 2.200 falsos vacinados em Espanha

Mais de 2.000 pessoas pagaram para ser inscritas no registo de vacinação espanhol sem receber a vacina contra a Covid-19. Da lista fazem parte vários artistas.

Presidente de farmacêutica entre 2.200 falsos vacinados em Espanha
Notícias ao Minuto

10:45 - 26/05/22 por Carmen Guilherme

Mundo Espanha

Espanha enfrenta um escândalo relacionado com a Covid-19, depois de ter sido descoberta uma lista de 2.200 nomes que estão a ser investigados por, alegadamente, pagarem para ser inscritos no Registo Nacional de Vacinação espanhol contra a Covid-19 sem receber a vacina. Entre os nomes está o presidente de uma farmacêutica espanhola.

A operação, conhecida como ‘Jenner’, liderada pela Brigada de Informação de Madrid do Corpo Nacional de Polícia, descobriu que os registos falsos foram feitos entre dezembro e janeiro.

O esquema incluía dois profissionais de saúde do Hospital Universitário de La Paz, em Madrid, que eram responsáveis por registar os nomes dos clientes. Estes eram comandados por uma mulher que se dedicava à compra e venda de carros. 

Da lista fazem parte várias celebridades e atletas, mas um dos nomes que mais ruído está a causar é o do empresário José María Fernández Sousa-Faro, presidente da farmacêutica PharmaMar, tal como foi revelado na quarta-feira, 25 de maio.

Na lista estão também vários familiares do empresário e nomes como o rapper Kidd Keo, a atriz Verónica Echegui ou o futebolista Bruno González Cabrera.

O valor a pagar pelo esquema dependia dos contactos e da classe social dos clientes. Segundo o ABC, José María Fernández Sousa-Faro pagou à organização criminosa entre 1.000 e 2.000 euros para aparecer na base de dados com a terceira dose da vacina e obter, seguidamente, o certificado Covid para poder viajar.

Da operação terão resultado 15 detidos e estarão a ser ouvidos os 2.200 clientes.

Leia Também: Covid-19 é mais preocupante do que Monkeypox, diz CEO da Pfizer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório