Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Covid-19 é mais preocupante do que Monkeypox, diz CEO da Pfizer

Embora se verifique um aumento de casos de Monkeypox, Albert Bourla afirma que "é muito pouco provável" que se torne numa pandemia.

Covid-19 é mais preocupante do que Monkeypox, diz CEO da Pfizer
Notícias ao Minuto

22:48 - 25/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Monkeypox

Albert Bourla, diretor executivo (CEO) da Pfizer, afirma que a Covid-19 é mais preocupante do que Monkeypox.

O aumento de infeções de Monkeypox em 21 países fora de África, incluindo já 78 casos no Reino Unido e 49 em Portugal, suscitou preocupações de que um surto significativo possa ocorrer, contudo o diretor executivo da Pfizer garantiu de que "é muito pouco provável" que se torne numa pandemia.

Já as novas variantes da Covid-19 que podem 'escapar' às vacinas atuais são, nas suas palavras, uma ameaça maior para a saúde pública global, relatou à Sky News.

"Fomos alertados como todos os outros quando vimos o aumento de casos, porque não tínhamos casos e de repente temos, mas não estou preocupado neste momento", confessou, salientando: "Estamos a observar e a monitorizar com muito cuidado. Parece que esta é uma situação que não é tão transmissível, por isso é muito difícil que se torne uma pandemia, e parece que já existem vacinas que podem funcionar".

Enquanto anunciava um programa para fornecer medicamentos atuais e futuros protegidos por patentes da Pfizer a 45 países com os rendimentos mais baixos do mundo, Albert Bourla revelou: "Estamos a manter a calma e a monitorizar a situação, mas penso que neste momento o verdadeiro problema continua a ser a Covid".

De recordar que a Pfizer foi a primeira empresa a desenvolver uma vacina aprovada contra o coronavírus, em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech.

Leia Também: Monkeypox. Risco de surto "alargado" na população é "relativamente baixo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório