Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

AO MINUTO: Referendo em Mariupol?; Portugal é "beneficiário líquido"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Referendo em Mariupol?; Portugal é "beneficiário líquido"
Notícias ao Minuto

07:35 - 14/05/22 por Notícias ao Minuto

Ao Minuto Mundo Guerra na Ucrânia

Ao 80.º dia da invasão russa da Ucrânia, que se assinala este sábado, os ministros dos Negócios Estrangeiros da aliança transatlântica NATO reúnem-se em Berlim para coordenar a resposta à guerra, numa altura em que se discute também a adesão da Suécia e da Finlândia - à qual Portugal já garantiu que dará “todo o apoio”.

Na Ucrânia, continuam as negociações para retirar os soldados ucranianos da siderúrgica de Azovstal, na cidade sitiada de Mariupol. Segundo o governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, depois da retirada de todos os civis do local, a segunda fase da operação de evacuação do complexo siderúrgico incidirá sobre os militares feridos. Contudo, considera o responsável, são “negociações difíceis”. 

FIM DE COBERTURA

Carmen Guilherme | há 4 dias

Boa noite. Damos como terminada esta cobertura AO MINUTO sobre os acontecimentos mais relevantes da guerra da Ucrânia. O acompanhamento será retomado num novo registo, na manhã deste domingo.

Embaixador russo nos EUA diz que funcionários estão a ser ameaçados

Carmen Guilherme | há 4 dias

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, disse que os diplomatas russos em Washington DC estão a ser ameaçados pelos serviços de inteligência norte-americanos, segundo a Reuters, que cita a agência russa Tass.

“Basicamente, a nossa embaixada está a operar num ambiente hostil. Os funcionários da embaixada estão a receber ameaças, incluindo ameaças de violência física”, disse. 

Marcelo diz que Portugal é "beneficiário líquido" da guerra na Ucrânia

Carmen Guilherme | há 4 dias

O Presidente da República considerou hoje que Portugal é um "beneficiário líquido" da situação vivida a nível internacional, por ser visto "como longínquo da guerra" na Ucrânia, e defendeu que "o inteligente é saber aproveitar essa ocasião".

"Tal como aconteceu, embora de forma muito diferente na Segunda Guerra Mundial, somos de momento beneficiários líquidos da situação vivida: Portugal está solidário na guerra, mas é visto longínquo da guerra, é visto longínquo da guerra para o turismo, é visto longínquo da guerra para o investimento", sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

Moscovo está a preparar um referendo em Mariupol

Carmen Guilherme | há 4 dias

O The Guardian, que cita Petro Andryushchenko, um conselheiro do presidente da câmara de Mariupol, avança que Moscovo se prepara para realizar um referendo na cidade ucraniana sobre a adesão à Rússia. 

A notícia surge depois de ter sido anunciado um outro referendo idêntico na região separatista da Ossétia do Sul , na Geórgia. 

“Temos informação de que as autoridades russas estão a preparar um referendo que pode ser anunciado amanhã, mas ainda não sabemos se se confirma. No entanto, vemos já muitos sinais de integração no sistema russo desde a educação à banca”, disse  Petro Andryushchenko. 

 

Kalush Orchestra pedem ajuda no palco da Eurovisão

Carmen Guilherme | há 4 dias

Os Kalush Orchestra apelaram ao fim da guerra e pediram ajuda para Mariupol no final da sua atuação na final da Eurovisão, que decorre este sábado, em Turim. 

"Ajudem Mariupol, ajudem Azovstal agora", pediu o grupo, que representa a Ucrânia e que é apontado como o favorito à vitória desta edição do festival.

Ucrânia diz que forças russas tiveram "sucesso parcial" perto de Donetsk

Carmen Guilherme | há 4 dias

As forças russas tiveram "sucesso parcial" na batalha contra as tropas ucranianas nos arredores da cidade de Donetsk, de acordo com a página do Facebook do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. 

Segundo um balanço recente, as forças russas estão a reagrupar-se nas áreas de Sloviansk, Lyman e Severodonetsk. Contudo, em Mariupol os russos continuam uma onda de ataques. 

Ucrânia agradece apoio de Espanha

Carmen Guilherme | há 4 dias

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, agradeceu à Espanha todo o apoio dado à Ucrânia, depois de um encontro com o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares. 

"Esperamos que a UE introduza um embargo ao petróleo russo para desfinanciar a máquina de guerra de Putin. Salientei também que conceder à Ucrânia o estatuto de candidato à UE reforçará a segurança e a prosperidade europeias. Grato à Espanha por todo o seu apoio". escreveu no Twitter.

Mais de 500 carros com civis deixaram Mariupol

Carmen Guilherme | há 4 dias

Mais de 500 carros com civis deixaram este sábado a cidade de Mariupol em direção a Zaporizhzhia, segundo as autoridades locais, citadas pelo The Kyiv Independent.

Esta caravana esperava há três dias para obter autorização para abandonar a cidade.

Turquia disposta a discutir com Suécia e Finlândia candidaturas à NATO

Carmen Guilherme | há 4 dias

A Turquia está disponível para discutir com a Suécia e a Finlândia as suas candidaturas à NATO e os motivos da oposição de Ancara a esse alargamento, disse hoje o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

"A grande maioria do povo turco está contra a adesão destes países que apoiam a organização terrorista PKK e pede-nos que bloqueemos essa adesão", afirmou o ministro antes de uma reunião da NATO em Berlim, em que participarão os homólogos finlandês e sueco.

 "Mas isso são questões das quais devemos falar, com certeza, com os nossos aliados da NATO e com os países" em causa, acrescentou.

 

NATO. Stoltenberg diz que alargamento tem sido um "sucesso histórico"

Carmen Guilherme | há 4 dias

O secretário-geral da NATO defendeu hoje que o alargamento da aliança atlântica tem sido "um sucesso histórico", após falar com os chefes da diplomacia da Suécia e da Finlândia, países que se preparam para pedir adesão à organização.

"Falei com o Presidente [da Finlândia, Sauli] Niisto, e com os ministros dos Negócios Estrangeiros [finlandês, Pekka] Havisto, e [sueca] Ann Linde, antes da nossa reunião ministerial em Berlim", escreveu Jens Stoltenberg na sua conta na rede social Twitter.

"A Finlândia e a Suécia são os nossos parceiros mais próximos e discutimos desenvolvimentos sobre as suas possíveis candidaturas à adesão. O alargamento da NATO tem sido um sucesso histórico", concluiu.

Vídeo mostra tanques russos a destruir carros de civis em Mariupol

Carmen Guilherme | há 4 dias

Mark Hertling, ex-oficial do Exército dos Estados Unidos, partilhou um vídeo que mostra, alegadamente, tanques russos a destruir veículos de civis, em Mariupol, por diversão. 

“Os tanques russos têm grandes falhas de design. Esse não é o maior problema deles. O verdadeiro problema é a falta de alma, valores, disciplina e profissionalismo dos soldados russos”, escreveu Hertling no Twitter. 

O vídeo original foi divulgado pelo jornalista ucraniano Denis Kazansky: “O lixo que capturou Mariupol por diversão atira nas casas e esmaga os carros dos moradores com tanques. É óbvio que os russos não vieram para defender, mas para roubar, matar e destruir. Os defensores não se comportam assim”, lê-se na legenda. 

Governo confirma que foi congelado imóvel que deverá ser de Abramovich

Carmen Guilherme | há 4 dias

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, confirmou, este sábado, que foi congelado um imóvel no Algarve que as autoridades acreditam pertencer ao oligarca russo Roman Abramovich

Em causa está a notícia avançada pelo jornal Público, que indica que o multimilionário tentou vender a propriedade, localizada na Quinta do Lago, dias antes da invasão à Ucrânia. O registo da propriedade encontra-se congelado, a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desde 25 de março.

"Efetivamente há o congelamento de um imóvel, de uma casa, na Quinta do Lago, que pensamos ser propriedade de Roman Abramovich", começou por dizer Gomes Cravinho, em declarações à RTP3 em Berlim, antes de uma série de discussões com os membros da NATO.

"A dificuldade aqui é que os bens e as empresas, por sua vez, estão em nome de outras empresas. E, por vezes, é difícil identificar o que é que é propriedade efetivamente dos indivíduos sancionados", notou.

"Neste caso temos uma convicção forte, que ainda não é uma confirmação, que essa casa pertence a Abramovich e, portanto, está congelada, o que significa que não pode ser vendida, hipotecada, arrendada, para qualquer tipo de proveito financeiro de Abramovich", acrescentou.

Cravinho admite Finlândia e Suécia membros da NATO até final do ano

Carmen Guilherme | há 4 dias

O ministro português dos Negócios Estrangeiros disse hoje esperar que, até final do ano, Finlândia e Suécia sejam "membros de pleno direito" da NATO, não prevendo "dificuldades de maior" àquele que é um "passo natural" para a segurança europeia.

"Gostaria de pensar que, até final do ano, isto seja possível, que [a Finlândia e a Suécia] sejam membros de pleno direito [da NATO], mas vai depender dos outros 29 membros além de Portugal", declarou João Gomes Cravinho.

Tropas russas estão a retirar-se dos arredores de Kharkiv

Carmen Guilherme | há 4 dias

As tropas russas estão a recuar dos arredores da segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, após semanas a bombardearem-na, disse hoje o exército ucraniano, quando as forças de Kyiv e Moscovo combatem pela zona industrial do leste do país.

O estado-maior da Ucrânia disse que os militares russos estão a retirar-se da cidade do nordeste do país para se focarem em proteger as rotas de abastecimento enquanto lançam morteiros, artilharia e ataques aéreos na província de Donetsk, para "esgotar as forças ucranianas e destruir fortificações", noticia a agência Associated Press (AP).

 

Ocidente declarou uma "guerra híbrida total" contra a Rússia

Carmen Guilherme | há 4 dias

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Ocidente declarou uma "guerra híbrida total" contra a Rússia. 

Lavrov disse que as consequências da guerra serão sentidas em todo o mundo e deixou um aviso quanto às sanções que têm sido aplicadas contra a Rússia. 

"Os políticos ocidentais devem entender que os seus esforços para isolar o nosso país são em vão", afirmou.

 

MNE finlandês confiante num entendimento com Ancara sobre adesão à NATO

Carmen Guilherme | há 4 dias

O chefe da diplomacia finlandesa, Pekka Haavisto, manifestou-se hoje confiante na possibilidade de um entendimento com a Turquia, apesar da hostilidade do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, à entrada na NATO da Finlândia e da Suécia.

"Estou confiante de que no fim encontraremos uma solução e a Finlândia e a Suécia serão membros" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), disse Haavisto, em Berlim, antes de uma série de discussões com os membros da aliança atlântica, incluindo a Turquia.

Turquia não fechou "porta" à entrada da Finlândia e da Suécia na NATO

Carmen Guilherme | há 4 dias

A Turquia esclareceu, este sábado, que não fechou a porta à entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, mas entende que devem ocorrer "negociações" devido a questões de segurança nacional, nomeadamente sobre o que vê como "atividades terroristas" nestes países.

"Não estamos a fechar a porta. Mas estamos basicamente a levantar esta questão como uma questão de segurança nacional para a Turquia", disse Ibrahim Kalin, porta-voz do presidente turco, Tayyip Erdogan, numa entrevista à Reuters.

Recorde-se que, esta sexta-feira, o presidente turco declarou que não aprovava a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO, referindo que "os países nórdicos são um lugar de muitas organizações terroristas".

Partido da primeira-ministra finlandesa diz sim à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O partido social-democrata da primeiro-ministra finlandesa, Sanna Marin, anunciou hoje o apoio por larga maioria à candidatura do país nórdico à NATO, que deve ser formalizada no domingo. Dos 60 membros da direção do partido, 53 votaram a favor, cinco contra e dois abstiveram-se, segundo o resultado da votação anunciado em conferência de imprensa, em Helsínquia.

Líder do Partido Republicano reúne-se com Zelensky em Kyiv

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Uma delegação do Partido Republicano, na oposição nos Estados Unidos, encabeçada pelo seu líder no Senado, Mitch McConnell, reuniu-se hoje em Kyiv com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para manifestar apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Kyiv renomeia monumento soviético 'Arco da Liberdade do Povo Ucraniano'

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O Arco da Amizade dos Povos, um monumento soviético emblemático no centro de Kyiv, tornou-se hoje o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano, na sequência de uma decisão da Câmara Municipal. "Hoje a Câmara Municipal decidiu 'descomunizar' o nome do Arco da Amizade dos Povos. Agora será o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano", anunciou o presidente da câmara da cidade, Vitali Klitschko.

 

"Ninguém na Ucrânia estava a pensar na Eurovisão, apenas em sobreviver"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Timur Miroshnychenko, que há 15 anos que é a voz do Festival Eurovisão da Canção e na terça-feira comentou a primeira semifinal do certame a partir de um 'bunker', revelou que, na altura em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou uma “operação militar na Ucrânia”, ninguém no país pensava no maior concurso de música da Europa, mas sim “apenas em sobreviver”.

"Mundo está completamente cansado da Rússia e não se importa com sanções"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, afirmou este sábado que “o mundo está completamente cansado da Rússia e já não se importa com as ameaças de Moscovo”. Em causa está o facto de o presidente russo, Vladimir Putin, se opôr à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, ameaçando com “retaliações”.

“Bem-vindo à nova realidade, senhor Putin”, atirou o conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. 

Ucrânia "provavelmente ganhou a batalha por Kharkiv", aponta relatório

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

A Ucrânia “provavelmente ganhou a batalha por Kharkiv”, no nordeste do país, considerou, na sexta-feira, o Instituto norte-americano para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês), que diariamente publica relatórios sobre a evolução da invasão russa. “Os militares russos decidiram provavelmente retirar-se totalmente das suas posições em torno da cidade de Kharkiv, face às contra-ofensivas ucranianas e à disponibilidade limitada de reforços”, refere o documento, citado pela imprensa internacional. “As unidades russas não têm tentado resistir aos contra-ataques das forças ucranianas durante os últimos dias, com algumas exceções”.

Putin diz que "fim da neutralidade militar finlandesa seria um erro"

Catarina Correia Rocha | há 4 dias

O fim da neutralidade militar da Finlândia seria um "erro", disse hoje o Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo finlandês, Sauli Niinistö, segundo um comunicado do Kremlin. "Vladimir Putin sublinhou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, já que não existe qualquer ameaça à segurança da Finlândia", disse o comunicado.

Familiares de combatentes de Azovstal pedem ajuda a Xi Jinping

Catarina Correia Rocha | há 4 dias

Familiares dos combatentes ucranianos cercados há semanas na fábrica de Azovstal, última bolsa de resistência às forças russas no porto estratégico de Marioupol, lançaram hoje um apelo ao Presidente chinês, Xi Jinping, pedindo-lhe ajuda na evacuação. "Há no mundo uma pessoa a quem Putin teria dificuldades em dizer não. Estamos confiantes de que a China, forte e nobre, pode tomar decisões difíceis por uma boa causa", disse, numa conferência de imprensa em Kiev, Natalia Zarytska, mulher de um dos combatentes.

Ucrânia. Êxodo de refugiados atinge os 6,1 milhões e supera o venezuelano

Catarina Correia Rocha | há 4 dias

A invasão da Ucrânia pela Rússia já originou um êxodo de refugiados ucranianos superior ao registado na Venezuela (6 milhões), ao alcançar hoje os 6,1 milhões, segundo os números divulgados pelo Alto Comissariado para Refugiados da ONU (ACNUR). De acordo com os dados mais recentes divulgados por este organismo, citados pela agência Efe, só nas últimas 24 horas foram registadas mais de 30 mil saídas da Ucrânia.

Notícias ao Minuto Êxodo de refugiados atinge os 6,1 milhões© WOJTEK RADWANSKI/AFP via Getty Images

Presidente finlandês falou ao telefone com Putin sobre candidatura à NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O Presidente finlandês, Sauli Niinistö, telefonou hoje ao Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a iminente candidatura de adesão da Finlândia à NATO, anúncio que foi mal recebido por Moscovo. "A conversa foi direta e decorreu sem contrariedades. Evitar as tensões foi o ponto considerado relevante", disse o chefe de Estado finlandês através de um comunicado à imprensa, citado pela AFP.

G7 quer expandir sanções e pede à China que "não apoie a Rússia"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 prometeram hoje "expandir as sanções" económicas contra a Rússia, visando setores em que o país "é particularmente dependente", e instaram a China a não 'minar' essas medidas.

G7 nunca reconhecerá fronteiras que Rússia pretende impôr pela força

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 afirmaram hoje que o grupo nunca reconhecerá as fronteiras que a Rússia pretende impor pela força da guerra na Ucrânia. "Não reconheceremos nunca as fronteiras que a Rússia está a tentar mudar com a sua intervenção militar", disseram os ministros, numa declaração difundida no âmbito de uma reunião de três dias em Wangels, no norte da Alemanha.

Rússia alerta para introdução de armas nucleares na Finlândia e Suécia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

A Rússia alertou hoje sobre a possível introdução de armas nucleares pela NATO na Finlândia e na Suécia, no caso de os dois países aderirem formalmente à Aliança Atlântica. "Muitas questões surgem sobre a renúncia desses países ao estatuto nuclear", disse Alexandr Grushkó, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, aos jornalistas.

Rússia cortou fornecimento de eletricidade à Finlândia na noite passada

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O fornecimento de eletricidade da Rússia à Finlândia terminou na noite passada, depois da suspensão ter sido anunciada na sexta-feira pelo exportador, disse hoje à agência France Press (AFP) um responsável do operador finlandês. A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia, a RAO Nordic, anunciou na sexta-feira que ia suspender o fornecimento às 00:00, alegando falta de pagamento, numa altura em que a Finlândia anunciou a sua candidatura à NATO.

EUA vão retirar 10.500 militares destacados na Europa nos próximos meses

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Os Estados Unidos vão retirar, nos próximos meses, 10.500 militares destacados na Europa, situação que não vai afetar a capacidade das forças norte-americanas naquele continente, que ronda atualmente os 100.000 soldados, revelou esta sexta-feira fonte do Pentágono.

Olena Zelenska reuniu com primeiras-damas da Polónia, Lituânia e França

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Aprimeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, reuniu-se por videochamada com as suas homólogas polaca, Agata Kornhauser-Duda, lituana, Diana Nausėdienė, e francesa, Brigitte Macron. As conversas com as mulheres de Andrzej Duda, Gitanas Nauseada e Emmanuel Macron, respetivamente, tiveram como tema principal o “acolhimento de refugiados ucranianos” e a “oportunidade dada aos cidadãos ucranianos de receberem serviços médicos e de educação em pé de igualdade” com os cidadãos da Polónia, Lituânia e França, refere a presidência da Ucrânia, numa nota publicada no seu site oficial.

Repórteres da televisão russa RT ficaram feridos ao cobrir invasão

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Dois repórteres da estação televisiva russa RT ficaram feridos na região de Donetsk, no leste ucraniano, quando cobriam a invasão da Ucrânia pelas tropas de Moscovo, indicou hoje em comunicado a empresa.

EUA tentam esclarecer posição turca sobre adesão de Finlândia e Suécia

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Washington está a "trabalhar para esclarecer a posição da Turquia" depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ter ameaçado impedir a Finlândia e a Suécia de ingressarem na NATO, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.

Cantor ucraniano troca palcos pela central nuclear de Chernobyl

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Svyatoslav Vakarchuk, o vocalista dos Okean Elzy, uma das bandas de rock com mais sucesso da Ucrânia, subiu a um palco um pouco diferente daqueles aos que estava habituado antes da invasão russa: a central nuclear de Chernobyl. Veja o vídeo.

Deputada russa visita a cidade ocupada de Kherson

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

A deputada da Duma russa, Anna Kuznetsova, visitou a cidade ucraniana de Kherson, controlada por tropas russas. Segundo a informação avançada este sábado pela agência de notícias estatal russa RIA, a deputada deslocou-se até Kherson para “discutir as necessidades sociais e de saúde da população local”.

Rússia prepara-se para anexar a cidade de Kherson ao seu território

A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, que alerta que o Kremlin poderá realizar referendos fraudulentos. 

Notícias ao Minuto | 07:59 - 14/05/2022

Tesouro dos EUA quer endurecer leis e impedir financiamento ilícito russo

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O Departamento do Tesouro norte-americano divulgou esta sexta-feira recomendações para endurecer as leis de proteção contra lavagem de dinheiro e ameaças ao sistema financeiro, dando como exemplo russos que apoiam a invasão da Ucrânia e exploram estas lacunas.

Rússia prepara-se para anexar a cidade de Kherson ao seu território

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

A administração militar-civil que atualmente controla a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, prepara-se para anexar o território à Federação Russa. A informação foi avançada pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, que alerta que o Kremlin poderá realizar referendos fraudulentos.

"A administração militar-civil imposta pela Rússia em Kherson anunciou que irá pedir à Rússia que inclua a região de Kherson na Federação Russa. Uma parte central do plano de invasão original da Rússia era altamente provável que utilizasse referendos manipulados para colocar a maioria das regiões da Ucrânia sob a autoridade pró-russa a longo prazo", disse o Ministério britânico, na mais recente atualização dos serviços de informação.

Italiana Eni espera abrir conta em rublos na próxima semana

Márcia Guímaro Rodrigues | há 5 dias

A petrolífera italiana Eni espera abrir na próxima semana uma conta em rublos para cumprir o pagamento do gás russo, que expira na segunda quinzena de maio, se não houver um impedimento europeu devido às sanções à Rússia.

Governo de Moscovo surpreendido com saída da Siemens ao fim de 170 anos

Márcia Guímaro Rodrigues | há 5 dias

A Federação Russa exprimiu hoje "a sua grande surpresa" pela decisão do grupo tecnológico e industrial alemão Siemens de sair do mercado russo por causa da decisão do Kremlin de ordenar a invasão da Ucrânia. "Quanto à cooperação com a Siemens, na realidade é uma diferença grande para nós, porque a empresa está presente no mercado russo há mais de 150 anos, desde o tempo da Rússia czarista", disse o ministro do Comércio e Indústria, Denis Manturov.

Rússia ameaça atacar todo o território com mísseis desde o mar Negro

Márcia Guímaro Rodrigues | há 5 dias

A Ucrânia acusou esta sexta-feira a Rússia de ameaçar todo o território ucraniano com ataques de mísseis, ao criar uma base ofensiva na Ilha Zmiinyi, no mar Negro, e de tentar destabilizar a situação na região separatista da Transnístria.
  

Chefes da diplomacia reúnem-se em altura de eventual alargamento da NATO

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúnem-se hoje e domingo em Berlim para coordenar a resposta à guerra na Ucrânia, quando se discute a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança.

Zelensky elogia ucranianos e alerta: "Ninguém pode prever fim da guerra"

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lembrou esta sexta-feira que, embora os ucranianos estejam a fazer todos os possíveis para derrotar a Rússia, ninguém "pode prever quanto tempo a guerra vai durar". "[O final] dependerá, infelizmente, não apenas do nosso povo, que já está a dar o máximo", salientou o chefe de Estado ucraniano, durante o discurso diário em vídeo, dirigido à nação.

Recorde as principais notícias de sexta-feira

Márcia Guímaro Rodrigues | há 4 dias
  • Guerra acabará até final do ano, diz chefe dos serviços ucranianos. O chefe dos serviços ucranianos de informações militares acredita na evolução favorável da guerra contra a Rússia, que levará a um ponto de viragem em meados de agosto e ao seu final, até ao fim do ano.
  • Zelensky acusa Macron de tentar "concessões diplomáticas" com Moscovo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lamentou que o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, esteja a tentar "fazer concessões diplomáticas" nas negociações com o líder russo, Vladimir Putin.
  • Turquia não apoia junção da Finlândia e Suécia à NATO. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan disse que não é possível para a Turquia, como membro da NATO, apoiar os planos da Suécia e da Finlândia para aderir à aliança atlântica. Segundo o governante, os países nórdicos são "lugar de muitas organizações terroristas". 
  • Informações 'ultrassecretas' afirmam que Putin está em "estado terminal". Vladimir Putin, presidente da Rússia, estará muito doente e em "estado terminal". É, pelo menos, o que indicam informações 'ultrassecretas' que a revista 'New Lines' obteve através de um áudio de um oligarca próximo do chefe de Estado russo: "Está muito doente com cancro no sangue".

Bom dia!

Márcia Guímaro Rodrigues | há 5 dias

Damos início ao acompanhamento AO MINUTO, deste sábado, da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar a cobertura de ontem no link abaixo: 

AO MINUTO: Míssil ataca espaço de ajuda; Mais de 11 mil crimes de guerra?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

Notícias ao Minuto | 07:32 - 13/05/2022

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório