Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Iniciativa de Xi Jinping responde a desafios mundiais de "segurança"

O responsável da diplomacia chinesa em Macau considerou que a "iniciativa de segurança global" do Presidente Xi Jinping permite responder às mudanças mundiais "profundas e sem precedentes", como a covid-19 e a crise na Ucrânia.

Iniciativa de Xi Jinping responde a desafios mundiais de "segurança"
Notícias ao Minuto

07:32 - 10/05/22 por Lusa

Mundo China

Liu Xianfa reiterou, num artigo enviado à Lusa, que aquela iniciativa permite "eliminar o défice de segurança global e resolver os desafios globais de segurança", bem como construir "uma arquitetura global e regional de segurança equilibrada, eficaz e sustentável", sendo "amplamente apoiada pela comunidade internacional".

Esta iniciativa foi apresentada pelo líder chinês, no discurso que proferiu na abertura da conferência anual do Fórum Boao para a Ásia 2022, que decorreu, no mês passado, em Hainão (sul).

Para o comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, a crise na Ucrânia mostrou que procurar "segurança exclusiva ou absoluta e basear a própria segurança na insegurança de outros países só levará à insegurança coletiva", colocando "sérios desafios" à paz e ao desenvolvimento mundiais.

"A Iniciativa de Segurança Global abandona e transcende as teorias de segurança geopolíticas ocidentais e assume seis frentes", como "respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países; observar os propósitos e princípios da Carta da ONU; resolver as diferenças e disputas entre os países por meios pacíficos e através de diálogo e consulta", entre outros, salientou.

"Com memórias inesquecíveis de guerra e pobreza, a China tem buscado incansavelmente a paz e o desenvolvimento", lembrou Liu, estando pronta a criar "uma forte sinergia para construir um comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade".

Leia Também: China pede à Alemanha uma relação bilateral "construtiva e saudável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório